PUBLICIDADE

Trânsito

Doria recorre de liminar para elevar velocidade em marginais

23 jan 2017 - 19h14
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Leonardo Benassatto / Futura Press

A prefeitura de São Paulo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista ingressaram hoje (23) com recurso na Justiça contra a liminar, publicada na última sexta-feira, que proibiu o aumento dos limites de velocidade nas Marginais Pinheiros e Tietê. Em nota divulgada hoje, a prefeitura diz que elevação das velocidades máximas "será feita de forma responsável e segura".

"A alteração ocorrerá após orientações à população. Haverá um programa, Marginal Segura, com ações integradas de reforço da sinalização, fiscalização e informação. No âmbito da sinalização, serão feitas intervenções da engenharia de trânsito, como por exemplo, a instalação de lombofaixas".

De acordo com a administração municipal, a fiscalização do comércio ambulante e de motos que trafegam pelas vias será intensificada e haverá campanhas educativas voltadas aos pedestres, ciclistas e motoristas. "Agentes de trânsito e atendimento emergencial estarão posicionados em pontos estratégicos para, caso necessário, atendimento imediato".

Pistas locais das marginais Pinheiros e Tietê tiveram sua velocidade reduzida para 50 km/h
Pistas locais das marginais Pinheiros e Tietê tiveram sua velocidade reduzida para 50 km/h
Foto: Agência Brasil

Liminar

Na última sexta-feira, a Justiça de São Paulo decidiu, em caráter liminar, que os limites de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros não poderão ser elevados, conforme havia sido anunciado pelo prefeito da capital paulista João Doria. A ação civil pública foi movida pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), na tarde de quinta-feira (19).

Na decisão, o juiz Luis Manuel Fonseca Pires, disse que a redução da velocidade nas marginais foi motivada por um grave quadro urbano de acidentes fatais no trânsito e por orientação internacional de adoção de medidas preventivas, "ações concretas que alcançaram expressivos resultados estatísticos de acentuado declive dos casos de mortes nas marginais Pinheiros e Tietê, e sem prejuízo sensível à circulação de veículos".

O juiz acrescentou que "sem estudos prévios, alternativas concretas a manter os índices satisfatórios alcançados de drástica redução dos eventos de morte nas marginais, não há fundamento jurídico na eliminação de um programa que atinge os objetivos alhures anunciados".

Veja também:

SP: João Doria se veste de gari em campanha de revitalização:
Doria diz que mensagem das urnas foi "anti-PT":
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade