PUBLICIDADE

Controladores do Rio terão luvas luminosas para atuar no trânsito

15 jul 2011 - 03h08
(atualizado às 08h58)
Compartilhar
DIOGO DIAS

Uma nova forma de sinalização noturna está chamando a atenção de motoristas que circulam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Desde o início da semana, equipes da Companhia de Engenharia e de Tráfego (CET-Rio) utilizam luvas luminosas para orientar o trânsito. Além do equipamento, a companhia anunciou que pretende aumentar o número de controladores atuando diariamente no Rio de 298 para 460, até o fim do ano.

A luva luminosa ainda está em fase de testes e vai substituir as lanternas, que dependem da substituição frequente de pilhas ou recarga diária. Além de reforçar a sinalização, as luvas dão mais segurança aos controladores. Até o fim do mês, 200 pares estarão espalhados pela cidade.

A luva refletiva funciona nos mesmos moldes de um sinal de trânsito. Do lado da palma da mão, está escrito em vermelho a palavra Stop ('pare', em inglês). Do outro, o acessório emite uma luz esverdeada para mostrar que é permitido trafegar. Somente os controladores que atuam à noite utilizarão as luvas.

O número de controladores de trânsito será reforçado em Vila Isabel, Maracanã, Méier (avenidas Amaro Cavalcante, Marechal Rondon e 24 de Maio), Copacabana e Jacarepaguá. A CET-Rio também contará com mais 7 reboques, duas picapes, 6 veículos operacionais e quatro motos.

Além do equipamento, a companhia anunciou que pretende aumentar o número de controladores atuando diariamente no Rio de 298 para 460
Além do equipamento, a companhia anunciou que pretende aumentar o número de controladores atuando diariamente no Rio de 298 para 460
Foto: Uanderson Fernandes / O Dia
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade