PUBLICIDADE

Controladores do Rio terão luvas luminosas para atuar no trânsito

15 jul 2011
03h08 atualizado às 08h58
03h08 atualizado às 08h58
Publicidade
DIOGO DIAS

Uma nova forma de sinalização noturna está chamando a atenção de motoristas que circulam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Desde o início da semana, equipes da Companhia de Engenharia e de Tráfego (CET-Rio) utilizam luvas luminosas para orientar o trânsito. Além do equipamento, a companhia anunciou que pretende aumentar o número de controladores atuando diariamente no Rio de 298 para 460, até o fim do ano.

A luva luminosa ainda está em fase de testes e vai substituir as lanternas, que dependem da substituição frequente de pilhas ou recarga diária. Além de reforçar a sinalização, as luvas dão mais segurança aos controladores. Até o fim do mês, 200 pares estarão espalhados pela cidade.

A luva refletiva funciona nos mesmos moldes de um sinal de trânsito. Do lado da palma da mão, está escrito em vermelho a palavra Stop ('pare', em inglês). Do outro, o acessório emite uma luz esverdeada para mostrar que é permitido trafegar. Somente os controladores que atuam à noite utilizarão as luvas.

O número de controladores de trânsito será reforçado em Vila Isabel, Maracanã, Méier (avenidas Amaro Cavalcante, Marechal Rondon e 24 de Maio), Copacabana e Jacarepaguá. A CET-Rio também contará com mais 7 reboques, duas picapes, 6 veículos operacionais e quatro motos.

Além do equipamento, a companhia anunciou que pretende aumentar o número de controladores atuando diariamente no Rio de 298 para 460
Além do equipamento, a companhia anunciou que pretende aumentar o número de controladores atuando diariamente no Rio de 298 para 460
Foto: Uanderson Fernandes / O Dia
Fonte: O Dia
Publicidade