PUBLICIDADE

'Tem talento no Japeri': como uma das regiões mais pobres do RJ forma jovens campeões de golfe

25 jul 2016 - 06h37
(atualizado às 08h20)
Compartilhar
Exibir comentários
'Tem talento no Japeri': como uma das regiões mais pobres do RJ forma jovens campeões de golfe:

Jair Medeiros era garçom quando, no início dos anos 90, foi convidado a trabalhar como caddie - o carregador de tacos e bolinhas no campo de golfe - nos fins de semana, "para ganhar uns dólares de gringos".

Logo, estaria trabalhando ao lado de Vicky Whyte, golfista de longa data e uma das principais dirigentes do esporte no país.

Da amizade entre os dois surgiu o primeiro campo público de golfe no Brasil, o Japeri Golfe Clube, que vem mudando a cara do esporte no país e formando campeões.

"Eu só tinha visto golfe em um desenho do Pica-Pau em que ele dá uma tacada", lembra Jair, que foi com amigos de Japeri fazer um curso de caddie para trabalhar no Gávea Golfe Clube nos fins de semana.

No Gávea Golfe Club, os funcionários só podiam praticar às segundas de manhã
No Gávea Golfe Club, os funcionários só podiam praticar às segundas de manhã
Foto: BBC / BBCBrasil.com

"Fomos todos aprovados", lembra.

Mais do que carregar, os amigos de Japeri se entusiasmaram pelo esporte.

Mas, no Gávea Golfe Clube, que tem entre seus frequentadores a alta elite carioca, eles só podiam praticar às segundas-feiras pela manhã, quando as dependências estão fechadas a sócios.

Jair comandou um grupo em busca de um lugar para praticar. Depois de serem "expulsos a paus e pedras" de áreas rurais vazias em Japeri, os caddies tiveram a ideia de pedir ao prefeito do município um terreno para o esporte - e para uma escolinha.

"Não adiantava ser só para a gente, tinha que formar novos jogadores".

O prefeito aceitaria, contanto que Jair trouxesse "seus amigos ricos" do Rio de Janeiro, para atrair investimentos para a cidade. Afinal, sete localidades de Japeri têm os piores índices de Desenvolvimento Humano do Estado do Rio de Janeiro.

"Jair veio a mim e disse: 'Preciso que você vá a Japeri convencer o prefeito a doar um terreno para um capo público de golfe'", lembra Vicky, cuja família ajudou a formalizar o esporte no Brasil. "Eu pensei: Meu Deus, mas é tão longe".

No Japeri Golfe Clube se formaram alguns dos melhores atletas brasileiros em categorias de base
No Japeri Golfe Clube se formaram alguns dos melhores atletas brasileiros em categorias de base
Foto: BBC / BBCBrasil.com

Encontro realizado, a dupla conseguiu o terreno e montou o Japeri Golfe Clube, que formou alguns dos melhores atletas brasileiros em categorias de base.

"Nosso objetivo é formar cidadãos, em primeiro lugar", sublinha Jair.

"Para estar aqui, as crianças têm de estar na escola", acrescenta Vicky.

O Japeri Golfe completa este ano dez anos de atividade e atende a cerca de 120 alunos por ano.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade