PUBLICIDADE

Rio: polícia e manifestantes voltam a se enfrentar em protesto

11 jul 2013 - 20h13
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo confronto voltou a ocorrer entre a Polícia Militar (PM) e manifestantes, quando o protesto já chegava quase ao final, na altura da avenida Almirante Barroso, altura do Clube Militar, na avenida Rio Branco. Os policiais militares jogaram bombas de gás lacrimogêneo e centenas de manifestantes correram em direção à avenida Chile. Uma nuvem de fumaça tomou a Rio Branco. Muitos manifestantes ficaram com os olhos lacrimejantes e acabaram se afastando do local.

Os organizadores da passeata pediram do alto do carro de som para que as pessoas mantivessem o caminho normal até a Cinelândia, destacando que o movimento era pacífico. Mas, como não obtiveram êxito, voltaram a cantar o Hino Nacional com a finalidade de acalmar os ânimos.

Na esquina da avenida Chile com a 13 de Maio, manifestantes colocaram fogo em material inflamável, em pelo menos três pontos do cruzamento. Muita gente seguiu para a avenida 13 de Maio.

Como a manifestação já chegou ao final na Cinelândia, os cinco carros de som usados pelos organizadores do movimento das centrais sindicais foi desligado. De acordo com a PM, uma cabine da corporação instalada no largo da Carioca foi depredada por um grupo de manifestantes.

Algumas ruas da área central da cidade continuam com trânsito congestionado. A rua da Relação, onde fica o prédio da Chefia de Polícia Civil, foi interditada, assim como a rua da Lapa, para onde um grupo de manifestantes seguiu provocando atos de vandalismo. A Polícia Militar informou que o Batalhão de Choque deixou o quartel na avenida Salvador de Sá e se dirigiu para a área do centro, para conter o grupo que começou a baderna após a passeata.

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju

 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade