PUBLICIDADE

Principal avião militar da Embraer será equipado com armamentos da Boeing

Compartilhar

A Embraer anunciou nesta terça-feira um acordo com a Boeing para equipar seu principal avião militar, o A-29 Super Tucano, com armas desenvolvidos pela companhia americana.

Os equipamentos da alta tecnologia que serão utilizados dependerão das "futuras demandas dos clientes" (forças aéreas de diferentes países), explicou a Embraer por meio de um comunicado.

A companhia brasileira esclareceu que o acordo é um "desdobramento" dos compromissos adquiridos entre ambas as empresas em abril deste ano em diversas áreas, que envolvem a produção de dispositivos de segurança e a melhoria da eficiência de aviões comerciais, assim como um aumento da pesquisa sobre biocombustíveis.

O acordo reforça a oferta da Embraer em concorrência da Força Aérea dos Estados Unidos para a compra de 20 aviões de combate leve. A companhia venceu a licitação, mas ela foi posteriormente cancelada e reiniciada.

O presidente da Embraer Defesa, Luiz Carlos Aguiar, disse que o acordo demonstra a "versatilidade" do Super Tucano e contribuirá para beneficiar a penetração da empresa nos EUA.

O diretor-executivo de Defesa e Segurança da Boeing, Dennis Muilenburg, acrescentou que a eficácia dos sistemas de armamento da companhia foram testados em missões de combate e fazem parte do arsenal das Forças Armadas dos EUA assim como de outros 27 clientes militares de todo o mundo.

No dia 26 de junho, a Boeing se comprometeu a fornecer assistência técnica e comercial para a fabricação do cargueiro militar KC-390, assim como colaborar na comercialização do avião em vários mercados que ainda não foram explorados pela Embraer. EFE

mb/dk

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade