PUBLICIDADE

Política

Senado rejeita emendas e aprova PEC do Teto de Gastos

30 nov 2016 - 07h28
Compartilhar
Exibir comentários
Foram apresentados três destaques para votação em separado  da PEC do Teto dos Gastos Públicos
Foram apresentados três destaques para votação em separado da PEC do Teto dos Gastos Públicos
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os senadores rejeitaram todas as emendas ao texto da Proposta de Emenda à Constituição do Teto de Gastos. Com isso, foi mantido o texto aprovado na Câmara no primeiro turno de votação no Senado.

Foram apresentados três destaques para votação em separado. Um deles propunha retirar a saúde e a educação do teto de gastos. Assim, o limite de gastos para os próximos 20 anos valeria para todas as outras áreas, exceto para essas duas.

O segundo destaque previa que, após aprovada, a PEC deveria passar por referendo. Os senadores de oposição queriam que a população pudesse opinar se concorda com a proposta de impor o limite de gastos públicos equivalente ao valor do ano anterior corrigido pela inflação.

O último destaque propunha que os juros da dívida pública também estivessem incluídos no teto, de modo que o gasto do governo com isso também tivesse que obedecer ao limite. Os três destaques foram rejeitados.

Com isso, os senadores concluíram a votação da PEC em primeiro turno. Ela passará agora por três sessões de discussão em segundo turno e tem a próxima votação marcada para o dia 13 de dezembro. Se for aprovada sem alterações, a PEC será promulgada no dia 15 de dezembro.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade