PUBLICIDADE

Renan quer votar reforma em novembro: "sistema envelheceu"

18 out 2016 - 14h11
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou hoje (18) que pretende levar à votação no dia 9 de novembro a primeira parte de uma reforma política, incluindo mudanças nas coligações partidárias e a criação de cláusulas de barreira para restringir o acesso das legendas a assentos no parlamento.

"Conversei com o presidente da Câmara para que logo depois do segundo turno (das eleições municipais) nós possamos avançar na reforma política", disse Renan. "Esse sistema político envelheceu, precisa ser substituído", afirmou ele após confirmar a data em que pretende levar o assunto a plenário.

Renan defendeu que na mesma data sejam votadas outras propostas que ajudem a disciplinar a atividade política, entre elas a lei que prevê punições para abusos de poder. "Entendo que a oportunidade é conjugar ao mesmo tempo reforma política, combate à corrupção e lei de abuso de autoridade".

O senador disse também ter pedido ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que coloque em discussão a modificação do voto proporcional para a eleição de deputados federais. "Esse sistema está carcomido", afirmou Renan.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade