PUBLICIDADE

Política

Macri e Temer celebram 25 anos de agência de controle de materiais nucleares

19 jul 2016 - 20h10
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente interino do Brasil, Michel Temer, e o líder argentino, Mauricio Macri, divulgaram nesta terça-feira um comunicado conjunto pelo 25º aniversário da criação da Agência Brasileira-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc).

Os dois líderes ressaltaram "o direito inalienável dos Estados à tecnologia nuclear para fins pacíficos, assim como o caráter estratégico do diálogo, da coordenação e da confiança consolidada entre Argentina e Brasil no campo nuclear", segundo divulgou a presidência argentina.

Ambos também destacaram que a criação da Abacc "permitiu superar desconhecimentos e desconfianças mútuas e lançar as bases de uma relação transparente e cooperativa".

A agência "é um mecanismo inovador de contabilidade e controle de materiais nucleares, cuja eficácia se reflete na estreita colaboração com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que propiciou, nos últimos 25 anos, mais de 2,5 mil inspeções em ambos os países", acrescentou o comunicado conjunto.

Macri e Temer reafirmaram também "o compromisso com a construção do Reator Multipropósito Brasileiro e do Reator RA-10 da Argentina, projetos estratégicos conjuntos que demonstram a confiança mútua no campo nuclear".

Além disso, ressaltaram "o compromisso de Argentina e Brasil com o desarmamento nuclear e a não proliferação" e instaram aos Estados possuidores de armas nucleares "que eliminem completamente seus arsenais de maneira transparente, verificável e irreversível".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade