PUBLICIDADE

Lava Jato

Temer aguarda novo relator para indicar substituto de Teori

Afirmativa foi dada pelo presidente durante velório do jurista, em Porto Alegre

21 jan 2017 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários
Velório do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki
Velório do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki
Foto: Beto Barata/PR

O presidente Michel Temer garantiu na tarde deste sábado que o substituto do ministro Teori Zavascki, morto em um desastre aéreo na última semana, apenas será indicado após a escolha do novo relator do processo da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. A afirmativa foi dada em pronunciamento à imprensa durante o velório de Zavascki, em Porto Alegre. A partir da declaração do presidente, cai por terra a especulação de que o novo ministro poderia assumir a relatoria do caso, revertendo a responsabilidade à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo.

Temer chegou por volta das 13h ao Tribunal Regional Federal de Porto Alegre acompanhado dos ministros Alexandre de Moraes, José Serra e Osmar Terra, além do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Todos prestaram condolências aos familiares junto ao salão onde o corpo é velado. Temer reforçou em sua fala que a perda do jurista é triste "não só para o governo, mas para toda a classe jurídica". 

O presidente ainda classificadou o ministro como "um homem de bem, com competência moral, profissional e pessoal". O ministro José Serra também se pronunciou, classificando o falecimento de Teori como "uma peça que o destino prega". O senador gaúcho Lasier Martins, além de lamentar a morte do magistrado, ressaltou o papel do Senado na aprovação do nome que será indicado pelo presidente à vaga em aberto para o STF.

O velório segue fechado à imprensa e restrito a um pequeno número de fotógrafos. O sepultamento, marcado para as 18h no cemitério Jardim da Paz, será restrito a familiares e autoridades.

Presidente Michel Temer faz pronunciamento durante o velório de Teori Zavazcki
Presidente Michel Temer faz pronunciamento durante o velório de Teori Zavazcki
Foto: Ananda Müller / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade