PUBLICIDADE

Lava Jato

Mantega sai da PF e vai visitar mulher em hospital

22 set 2016 - 14h27
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-ministro Guido Mantega saiu há instantes da sede da Polícia Federal, em São Paulo, e foi visitar sua mulher, que se encontra internada no hospital Alberto Einstein.

O ex-ministro Guido Mantega no momento de sua prisão em São Paulo
O ex-ministro Guido Mantega no momento de sua prisão em São Paulo
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press

As informações são do advogado José Roberto Batochio, que defende o ex-ministro. Mantega foi preso nesta quinta-feira (22) pela manhã - dentro da Operação Lava Jato - e libertado mais tarde.

Doação

O advogado de Mantega negou as acusações do empresário Eike Batista de que Guido Mantega, que à época era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, teria pedido R$ 5 milhões para o Partido dos Trabalhadores (PT), para pagamento de uma dívida de campanha de 2010.

"Ele propôs uma delação contra alguém de visibilidade, que fosse importante, para que o delatado fosse preso e não ele", disse o advogado. "Segundo a acusação, o ministro teria solicitado a ele [Eike] que colaborasse pagando uma dívida de campanha de 2010, isso em 1º de novembro de 2012, fora do calendário eleitoral", disse Batochio.

O advogado admite que Mantega possa ter se reunido em algum momento com o empresário Eike Batista. "O ministro tem, por obrigação, uma agenda pública, em permanente contato e diálogo com toda a cadeia produtiva brasileira, no sentido de discutir políticas públicas em todos os setores. O ministro da Fazenda é obrigado a conversar com todos os empresários, mas jamais tratou de doação de qualquer valor", reiterou.

Prisão em Minas Gerais

Em Minas Gerais, policiais federais cumpriram nesta manhã (22) um mandado de busca e apreensão na sede da empreiteira Mendes Júnior, localizada na capital mineira. O diretor de negócios industriais da empresa, Ruben Costa Val, foi preso em Nova Lima (MG), município da zona metropolitana de Belo Horizonte. Ele deve ser levado para Curitiba.

Também foi cumprido um mandado de condução coercitiva de outro funcionário da Mendes Júnior. O diretor de engenharia, Victorio Semionato, foi encontrado em Rio Acima (MG), também na região metropolitana. Ele irá prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Belo Horizonte.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade