PUBLICIDADE

Política

Fronteira com Venezuela está aberta, diz Itamaraty

7 jan 2017 - 15h12
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A fronteira da Venezuela com o Brasil está "completamente" aberta após permanecer fechada desde dezembro do ano passado por ordem do presidente Nicolás Maduro com o objetivo de lutar contra supostas máfias que traficam a moeda bolivariana, informaram neste sábado fontes oficiais.

"Desde ontem a fronteira está completamente aberta", confirmaram à Agência Efe fontes do Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty afirmou que a passagem que une a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén com o município de Pacaraima, em Roraima, está definitivamente normalizada, depois da reabertura parcial da mesma, que aconteceu nos primeiros dias do ano.

Maduro decretou em dezembro do ano passado o fechamento da fronteira com a Colômbia por 72 horas, medida que prolongou posteriormente, somando o Brasil, e foi alargando até o início de 2017.

O fechamento foi ordenado pelo governo para evitar a entrada no Brasil das cédulas de 100 bolívares, que, segundo sua opinião, eram confiscadas por "máfias" na fronteira em Cúcuta (Colômbia), a fim de "comprar produtos venezuelanos ou para imprimir dólares falsos".

Durante o fechamento das barreiras, uma delegação da Secretária Extraordinária de Assuntos Internacionais de Roraima teve que enviar uma comitiva à Venezuela para trazer de volta um grupo de 37 brasileiros que ficou retido na fronteira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade