PUBLICIDADE

Política

Rodrigo Maia visita Aécio no 1º dia na presidência da Câmara

14 jul 2016 - 16h04
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: J. Batista / Câmara dos Deputados

No primeiro dia na presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que é fundamental que a Câmara e o Senado trabalhem juntos na discussão dos temas de interesse da sociedade. Ele citou como prioridades projetos ligados à agenda econômica e a reforma política. Maia vai se encontrar, na tarde de hoje (14), com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

"Nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, construir pautas em conjunto para que a gente possa superar a crise, reformar muitos temas no Brasil em conjunto. É fundamental que Câmara e Senado voltem a ter um diálogo saudável, o que deixamos de ter há muito tempo", disse hoje (14) após visita ao senador Aécio Neves (PSDB-MG).

O primeiro ato do presidente da Câmara na Casa foi a visita ao gabinete de Aécio Neves para agradecer o apoio à sua eleição. Depois, ele passou no gabinete do senador Fernando Bezerra (PSB-PE), mas não encontrou o parlamentar. Maia esteve ainda na liderança do PMDB e do DEM, mas não encontrou parlamentares nos locais. No fim da manhã, foi recebido pelo presidente interino, Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Foto: J. Batista / Câmara dos Deputados

A reforma política foi um tema discutido com o senador Aécio Neves. "A reforma política talvez seja, fora dos temas econômicos, uma agenda urgente para que Câmara e Senado juntos possam debater e fazer mudanças um pouco mais profundas no sistema eleitoral brasileiro", disse.

Rodrigo Maia foi eleito, em segundo turno de votação, para a presidência da Câmara com 285 votos. O deputado Rogério Rosso (PSD-DF) recebeu 170 votos. Maia ocupará o cargo até fevereiro do ano que vem.

Caso o Senado confirme o afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff, o deputado fluminense passa a ser o segundo na linha sucessória do país. Em seu quinto mandato, Maia é filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, já presidiu o Democratas e foi duas vezes líder do partido.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade