PUBLICIDADE

Política

Em Lisboa, Gilmar Mendes critica "cleptocracia" do PT

29 mar 2016 - 09h34
(atualizado às 09h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e responsável pela suspensão da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil, criticou nesta terça-feira o modelo de "cleptocracia" instalado no país desde a chegada do PT ao poder.

Em declarações a jornalistas em Lisboa, onde participa nesta semana de um semanário sobre assuntos constitucionais, o magistrado censurou "a instalação (no Executivo) de um sistema de corrupção há 14 ou 15 anos", coincidindo com a ascensão de Lula como presidente.

"Eu já falei de um modelo de governo cleptocrático que não fomos capazes de evitar. Seria desejável que o Tribunal de Contas, a polícia ou o Ministério Público tivessem interrompido este quadro de corrupção antes", declarou Mendes.

O magistrado admitiu que o sistema político brasileiro tem "vícios" desde antes da ascensão do PT, mas "um sistema instalado (de corrupção), como por exemplo com a Petrobras, não havia".

Mendes elogiou, por outro lado, o fato de que as autoridades brasileiras "estejam acabando com esse panorama de corrupção", conseguindo "investigar e castigar os responsáveis" de escândalos como os investigados pela Operação Lava Jato, entre outros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade