PUBLICIDADE

Por debate, candidata tenta furar bloqueio da PM em Curitiba

26 set 2016 - 11h08
(atualizado em 27/9/2016 às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários
PR: excluída de debate, candidata tenta furar bloqueio da PM:

Única dos oito candidatos à Prefeitura de Curitiba não convidada a participar do debate da RIC TV, na noite desse domingo (25), a advogada e militante feminista Xênia Mello (Psol) decidiu comparecer à emissora mesmo assim, entretanto, acabou parando no bloqueio da Polícia Militar (PM). Como tem feito em todo o País, a afiliada da Rede Record no Paraná se baseou na Resolução nº 23.457/2015 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para restringir o número de participantes.

Conforme o parágrafo 2º do artigo 32 do documento, só é garantida a presença dos candidatos filiados a legendas com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados, o que não é o caso do Psol. No mês passado, o plenário do TSE decidiu que ficaria a cargo dos organizadores dos debates definir a participação dos demais, sem que os outros adversários pudessem vetar. A PM cercou a sede da RIC, permitindo apenas a passagem de quem tinha credencial.

“A Record tem medo de democracia, mas a Frente de Esquerda Psol e PCB não tem medo do debate. Acho uma falta de respeito com a população de Curitiba, que tem direito a ter acesso à informação. Quando a Record coloca inclusive os policiais militares a impedir o nosso acesso, desrespeita a população de conhecer as nossas propostas”, afirmou Xênia, em entrevista à imprensa. Negra e bissexual, a advogada disse ser a única representante da periferia, “que anda de ônibus, usa a escola pública e o SUS (Sistema Único de Saúde)”.

A psolista também lembrou que a minirreforma eleitoral de 2015, que modificou as regras, foi organizada pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Tenho orgulho de fazer parte do Psol, que foi o protagonista da cassação do Cunha, e é protagonista do enfrentamento a essa violação da democracia. A gente é pelo ‘Fora Temer’”, completou. Xênia estava acompanhada de um grupo de correligionários e apoiadores.

Estiveram no encontro de ontem: Ademar Pereira (PROS), Gustavo Fruet (PDT), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (PSD), Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB) e Tadeu Vereni (PT). Logo no primeiro bloco, o peemedebista e o petista citaram a exclusão da concorrente, prestando solidariedade. Já Afonso Rangel (PRP) teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral no último sábado (24). A justificativa é de que ele não apresentou a prestação de contas de 2012, quando disputou uma vaga de vereador. Como não há possibilidade de recurso, Rangel ficou de fora do pleito.

Xênia Mello não foi convidada para o debate, mas foi até a emissora para tentar entrar
Xênia Mello não foi convidada para o debate, mas foi até a emissora para tentar entrar
Foto: Reprodução
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade