PUBLICIDADE

Acre: PT tenta colocar Marina Silva em palanque de candidato

16 out 2012 - 20h03
Compartilhar
Fábio Pontes
Direto de Rio Branco

A direção do PT no Acre está em negociações intensas para assegurar o apoio da ex-senadora Marina Silva (sem partido) ao candidato Marcus Alexandre (PT) que enfrenta o segundo turno contra Tião Bocalom (PSDB) na disputa pela prefeitura de Rio Branco. Uma das estratégias executadas foi colocar Marcus Alexandre ao telefone com Marina, já que ela mora em Brasília.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Ao telefone, o petista pediu o apoio de Marina e uma possível colaboração no segundo turno. Ela se manteve neutra durante todo o primeiro turno. Uma cópia do plano de governo do candidato foi enviada à ex-senadora para analisá-lo. Não há previsão se ela declarará o apoio. "Não queremos pressionar a Marina, não está ocorrendo nenhuma pressão", disse André Kamai, coordenador da campanha do PT.

Para ele, a adesão da ex-companheira respalda a candidatura de Marcus Alexandre e traz de volta a velha militância petista inconformada com o processo de escolha do candidato. A definição de Alexandre como o nome do PT provocou desgastes dentro do partido e do bloco de partidos que dá sustentação ao governo Tião Viana, a Frente Popular do Acre.

O apoio de Marina Silva também foi cogitado por Tião Bocalom. O tucano chegou a entrar em contato com pessoas próximas da ex-senadora para um contato direto. O tucano foi informado de que um apoio ao PSDB seria improvável ante o histórico de ligação de Marina com a Frente Popular.

Marina Silva votou no domingo de primeiro turno em Rio Branco desacompanhada das principais lideranças do PT acreano, e tendo que ficar mais de 30 minutos na fila de espera. Na ocasião, ela defendeu o segundo turno na cidade.

Em 2010, Marina Silva obteve a terceira posição na disputa presidencial no Acre por seu ex-partido, o PV, ficando atrás de José Serra (52,12%) e Dilma Rousseff (23,92%). A acreana obteve 23,45% dos votos válidos em sua terra natal.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade