PUBLICIDADE

Polícia

Polícia recaptura 338 presos após fuga em Jardinópolis

1 out 2016 - 12h03
Compartilhar
Exibir comentários
Presos são recapturados após fuga na penitenciária de Jardinópolis, interior de São Paulo
Presos são recapturados após fuga na penitenciária de Jardinópolis, interior de São Paulo
Foto: Alfredo Risk/Futura Press

Subiu para 338 o número de presos capturados após fuga do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) da cidade de Jardinópolis, município a 335 quilômetros de São Paulo. No total, 470 presos haviam fugido, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que afirmou ainda que o trabalho de busca segue sendo feito pelas polícias Civil e Militar.

"A Corregedoria da SAP já instaurou uma sindicância para apurar as causas do tumulto ocorrido ontem após a realização de revista de rotina. Conforme determina a legislação, todos os presos recapturados foram transferidos para unidades penais de regime fechado e perderam o direito ao semiaberto", disse a secretaria em nota.

A fuga ocorreu na quinta-feira (29) durante uma revista de rotina. Houve tumulto, os presos atearam fogo a uma sala do CPP e aproveitaram a confusão para escapar. O Grupo de Intervenção Rápida da SAP e a Polícia Militar conseguiram controlar a situação ainda na manhã de ontem. Uma sindicância foi instaurada para apurar o caso.

A capacidade do centro é para 1.080 detentos, mas a população carcerária é de 1.861 presos. Desse total, 1.602 trabalham dentro e fora do presídio e 662 estudam no ensino regular ou profissionalizante.

Em nota, a SAP disse que, apesar da superlotação, não houve motivo que justificasse o motim a não ser "o descontentamento com a revista rotineira cujo objetivo é apreender celulares, drogas e outros objetos proibidos".

O comunicado diz que, seguindo a legislação sobre unidades prisionais de regime semiaberto, o CPP é cercado por alambrados e não tem vigilância armada.

A SAP informou ainda que, na última saída temporária, pelo Dia dos Pais, foram liberados 1.166 presos para visita aos parentes, dos quais 97% retornaram (1.131).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade