PUBLICIDADE

Polícia

PF prende secretários do meio ambiente do RS e da capital e mais 16

29 abr 2013 - 08h04
(atualizado em 30/4/2013 às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Entre os detidos na operação da Polícia Federal no Rio Grande do Sul está o secretário estadual do meio ambiente, Carlos Niedersberg
Entre os detidos na operação da Polícia Federal no Rio Grande do Sul está o secretário estadual do meio ambiente, Carlos Niedersberg
Foto: Alina Souza/Piratini / Divulgação

Pelo menos 18 pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira na Operação Concutare da Polícia Federal (PF) do Rio Grande do Sul. A ação buscar reprimir crimes ambientais e contra a administração pública, além de lavagem de dinheiro. Entre os detidos estão o secretário do meio ambiente do Estado, Carlos Fernando Niedersberg (PCdoB), o secretário municipal do meio ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia (PMDB), e o ex-secretário estadual de meio ambiente, Berfran Rosado (PPS). 

Batismo de fogo: os nomes “inusitados“das operações policiais

Segundo a assessoria de imprensa do governador do Estado, assim que soube da ação da PF, Tarso Genro (PT) imediatamente decidiu pelo afastamento do secretário Niedersberg. O governador está em Israel em uma missão de negócios no Oriente Médio. 

O advogado de Záchia explicou que seu cliente foi preso por volta das 6h de hoje e que a prisão preventiva tem prazo de cinco dias. "Pela tarde vamos no TRF (Tribunal Regional Federal) para tomar ciência das acusações. Tive contato com ele, mas não temos ciência das imputações contra ele", afirmou Rafael Coelho Leal.

Em nota divulgada no site da prefeitura de Porto Alegre, Fortunati determinou o afastamento de todos as pessoas apontadas na investigação, que ocupem cargos no serviço público municipal, até o fim do trabalho da PF. "Não se trata de qualquer julgamento prévio, mas de uma iniciativa para preservar e garantir a total transparência ao processo”, afirmou o prefeito.

Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. As prisões estão sendo efetuadas nos municípios de Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, Santa Catarina.

Ao todo, 150 policiais federais participam da operação. A investigação começou em junho do ano passado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e ao Patrimônio Histórico (Delemaph) e pela Unidade de Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal no Rio Grande do Sul e identificou um grupo criminoso formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Segundo a Polícia Federal, os investigados atuam na obtenção e na expedição de concessões ilegais de licenças ambientais e autorizações minerais junto aos órgãos de controle ambiental.

A operação foi denominada Concutare, termo com origem no latim, que significa concussão. Os investigados serão indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, conforme a participação individual de cada envolvido.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/concutare/concutare.htm">veja o infogr&aacute;fico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade