PUBLICIDADE

Polícia

RS: empresa Latvida é interditada por vender leite adulterado

Em abril, 600 mil litros do produto vendidos pela empresa haviam sido recolhidos

8 mai 2013 - 15h47
(atualizado em 10/5/2013 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, interditou completamente nesta quarta-feira a Latvida e suspendeu temporariamente todas as atividades de laticínio da empresa após a descoberta de adulteração do leite comercializado pela companhia. Segundo a Cispoa, 600 mil litros de leite haviam sido recolhidos da Latvida em 22 de abril após a comprovação de fraude.

Batismo de fogo: veja os nomes “inusitados“das operações policiais

Na Operação Leite Compen$ado, deflagrada hoje pelo Ministério Público (MP), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Receita Estadual e da Brigada Militar, oito pessoas foram presas por adulterar o produto cru entregue para a indústria. Eles adicionavam uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição, na proporção de 1 quilo deste produto para 90 litros de água e 1 mil litros de leite.

As investigações foram iniciadas em abril de 2012, depois que o Mapa identificou a presença de formol em um laudo de análise de leite. "Naquela ocasião se acendeu a luz vermelha. Passaram a monitorar de forma mais abrangente e o segundo laudo, de agosto, confirmou que alguém estava adulterando o leite. O Ministério Público foi então procurado e pedido prioridade para a apuração", informou o promotor de Justiça da Especializada Criminal da Capital, Mauro Rockenbach.

De acordo com a Cispoa, no dia 1º de abril, a linha de produção da Latvida foi interditada, mas no dia 22 o MP constatou que os produtos continuavam expostos à comercialização. Todos os passos, envolvidos e locais utilizados para adulteração e encontros foram descobertas pelo uso de intercepção telefônica. Segunda as investigações, o leite era recolhido por empresas, os chamados leiteiros, em caminhões-tanque.

Em seguida, a carga ia para os postos de resfriamento e só depois para a indústria. Segundo o promotor, o caminhão já saía "batizado" para recolher o leite. "Atrasamos a conclusão da operação para comprovar onde era feita a adulteração e era nos caminhões. A mistura era colocada antes de ir para o recolhimento do leite junto aos produtores", ressaltou.

A simples adição de água, com o objetivo de aumentar o volume, acarreta perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia - produto que contém formol em sua composição - e é considerada cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Ministério Público também suspeita que a água de poço artesiano era imprópria para o consumo. Por isso, uma amostra foi coletada para análise. Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.  

Rockenbach ressaltou que as indústrias não tinham envolvimento com a adulteração, mas apresentou uma deficiência no controle de qualidade. "É uma fraude em desuso há muito tempo, que há 30 anos não se via. Então, a indústria relaxou no controle de qualidade e não estava mais fazendo teste para essa substância", disse. A expectativa é que seja assinado um termo de ajustamento de conduta com as empresas a respeito. O Terra entrou em contato com a Latvida, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Confira as marcas que apresentaram adulteração por formol conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa: 

MARCA LOTE
Italac Integral L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1 

Italac Semidesnatado
L12KM1
Líder UHT Integral TAP1MB (produzido em 17/12/2012 e com validade até 17/04/2013)
Mumu UHT Integral 3ARC
Latvida UHT Desnatado com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013
 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade