PUBLICIDADE

Polícia

RJ: juiz que decretou prisão de PM tem segurança reforçada

27 set 2011 - 10h43
(atualizado às 11h00)
Compartilhar

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro, Manoel Alberto Rebêlo, afirmou nesta terça-feira que o juiz Fábio Uchôa, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, está com a segurança reforçada desde segunda-feira. O magistrado decretou a prisão do tenente-coronel da PM Cláudio Luiz de Oliveira, suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patrícia Acioli, assassinada no dia 11 agosto em Niterói.

Durante missa rezada em memória à juíza, manifestantes cobraram "faxina" na Polícia Militar do Rio
Durante missa rezada em memória à juíza, manifestantes cobraram "faxina" na Polícia Militar do Rio
Foto: Alessandro Buzas / Futura Press

De acordo com Rebêlo, a rápida ação da polícia vai inibir futuros crimes desta natureza. "Hoje os criminosos vão pensar duas vezes antes de cometer um crime contra agentes públicos porque eles têm a certeza que serão punidos", afirmou. O presidente do TJ disse ainda que o juiz Fábio Uchôa espera que os acusados sejam punidos e cumpram penas em presídios fora do Estado.

O tenente-coronel Claudio Luiz Oliveira já foi exonerado do comando do 22º BPM (Maré) e se encontra detido na carceragem do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro desde as primeiras horas da madrugada desta terça-feira. A informação é da assessoria de comunicação da PM. Outros cinco policiais, acusados de forjar um auto de resistência para acobertar a morte de Diego Belieni, 18 anos, também tiveram mandados expedidos pela Justiça.

A decretação da prisão do tenente-coronel ocorreu após a confissão de um dos cabos que executaram a juíza Patricia Acioli. Ele revelou que Cláudio Luiz de Oliveira foi o mandante do crime. O cabo, que estaria ameaçado de morte, obteve o direito à delação premiada (com provável redução de pena) e foi incluído no programa de proteção à testemunha. Ele disse que usou duas pistolas no crime, o que confirma a versão dada pela polícia de que a juíza morreu com 21 tiros de pistolas 40 e 45.

Juíza estava em "lista negra" de criminosos

A juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi assassinada a tiros dentro de seu carro, por volta das 23h30 do dia 11 de agosto, na porta de sua residência em Piratininga, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ela foi atacada por homens em duas motos e dois carros. Foram disparados mais de 20 tiros de pistolas calibres 40 e 45, sendo oito diretamente no vidro do motorista.

Patrícia, 47 anos, foi a responsável pela prisão de quatro cabos da PM e uma mulher, em setembro de 2010, acusados de integrar um grupo de extermínio de São Gonçalo. Ela estava em uma "lista negra" com 12 nomes possivelmente marcados para a morte, encontrada com Wanderson Silva Tavares, o Gordinho, preso em janeiro de 2011 em Guarapari (ES) e considerado o chefe da quadrilha. Familiares relataram que Patrícia já havia sofrido ameaças e teve seu carro metralhado quando era defensora pública.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade