PUBLICIDADE

Polícia

Polícia recaptura 300 detentos que fugiram em Jardinópolis

30 set 2016 - 10h08
(atualizado às 10h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Presos são recapturados após fuga na penitenciária de Jardinópolis, interior de São Paulo
Presos são recapturados após fuga na penitenciária de Jardinópolis, interior de São Paulo
Foto: Alfredo Risk/Futura Press

Até a noite dessa quinta-feira (29), 295 presos que fugiram do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis tinham sido recapturado. O município fica a 335 quilômetros da cidade de São Paulo, na região de Ribeirão Preto, interior paulista. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os detentos resgatados foram encaminhados para unidades penais de regime fechado.

O número exato de detentos que fugiu ontem, durante uma revista de rotina, ainda não foi confirmado. Os presos atearam fogo a uma sala do CPP e aproveitaram a confusão para escapar.

A Secretaria de Administração Penitenciária informa que não houve reféns e não confirma mortes. No entanto, um corpo foi encontrado carbonizado no canavial próximo ao CPP e encaminhado para o Instituto Médico Legal de Ribeirão Preto.

O Grupo de Intervenção Rápida da SAP e a Polícia Militar conseguiram controlar a situação ainda pela manhã de quinta-feira. Uma sindicância foi instauradapara apurar o caso.

A capacitade do centro é para 1.080 detentos, mas a população carcerária é de 1.861 presos. Desse total, 253 trabalham em empresas fora do presídio e 1.349 trabalham dentro da unidade penal.

Em nota, a SAP destacou que, apesar da superlotação, não houve motivo que justificasse o motim a não ser "o descontentamento com a revista rotineira cujo objetivo é apreender celulares, drogas e outros objetos proibidos".

O comunicado informa ainda que seguindo a legislação sobre unidades prisionais de regime semi-aberto, o CPP é cercado por alambrados e não conta com vigilância armada.

A SAP informou também que na última saída temporária pelo Dia dos Pais, foram liberados 1.166 presos para visita aos familiares, dos quais 97% retornaram (1.131).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade