PUBLICIDADE

Polícia

Perícia diz que versão de Elize para disparo é incompatível

1 dez 2016 - 10h29
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Elize Matsunaga (à esquerda)
Elize Matsunaga (à esquerda)
Foto: Paulo Lopes / Futura Press

O perito Ricardo da Silva Salada afirmou que a versão apresentada por Elize Matsunaga para o momento do tiro contra o ex-marido Marcos Kitano Matsunaga, 42 anos, é incompatível com o ferimento produzido na vítima. 

Elize está sendo julgada em São Paulo, desde segunda-feira, acusada de homicídio doloso triplamente qualificado: por motivo torpe, meio cruel e recursos que dificultaram a defesa da vítima. 

Na versão apresentada por ela e que faz parte dos autos do processo, Elize teve uma discussão com Marcos enquanto comiam uma pizza em um sábado à noite, dia em que aconteceu o crime.

Conheça as musas do crime
Veja mais de 30 crimes que abalaram o Brasil

Tremembé, a prisão dos crimes 'famosos'
Quando a paixão vira ódio. Veja outros crimes passionais
Confira crimes que chocaram pela brutalidade

Elize contou que a discussão foi motivada pela descoberta de que Marcos estava se relacionando com outra mulher. Isso foi comprovado depois que ela contratou um detetive, que fez imagens de ambos, na saída de um restaurante, naquela semana.

Elize disse que no meio da discussão levou um tapa no rosto do marido. Nesse momento ela deixou a sala de jantar e pegou uma arma que estava guardada em uma gaveta.

Nervoso, Marcos teria ido atrás dela, fazendo ofensas verbais. Os dois se encontraram em um corredor de acesso ao apartamento, próximo à porta de entrada.

Na reconstituição, a perícia constatou que ela estava a uma distância de 1,93m de Marcos, segundo a versão apresentada por ela.

Porém, de acordo com a necropsia feita no corpo, o tiro teria sido disparado a menos de 50 cm. Isso porque há marcas de pólvora nas bordas do orifício encontrado na cabeça da vítima, o que só é possível por tiros a curta distância.

Na versão da perícia, Marcos teria deixado o apartamento para buscar uma pizza no térreo do prédio. E quando ele voltou, ela a esperava próximo à porta de entrada.

A perícia defende que o tiro foi dado de cima para baixo, apesar de Elize ser menor do que Marcos. Para que isso fosse possível, ele teria se abaixado para se defender.

O perito relatou ainda que depois do crime ela teria arrastado o corpo até um dos quartos da casa e que desta vez a versão apresentada por Elize era factível. Lá, ela teria esquartejado o corpo e posteriormente transportado a parte em três malas.

"Fizemos toda essa simulação e ela está de acordo com as provas encontradas. Inclusive os vestígios de sangue no trajeto que foi feito", disse ele.

O perito foi a 10ª testemunha até agora ouvida no julgamento. Nesta quinta-feira será ouvido um outro perito e posteriormente nove testemunhas convocadas pela defesa de Elize.

O crime

O executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, 42 anos, foi considerado desaparecido em 20 de maio de 2012. Sete dias depois, partes do corpo foram encontradas em Cotia, na Grande São Paulo. Segundo apuração inicial, o empresário foi baleado e depois esquartejado. 

Principal suspeita de ter praticado o crime, a mulher dele, a bacharel em Direito e técnica em enfermagem Elize Araújo Kitano Matsunaga, então com 31 anos, teve a prisão temporária decretada pela Justiça no dia 4 de junho de 2012.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade