PUBLICIDADE

Polícia

Moraes autoriza ajuda federal a presídios de AM, RO e MT

8 jan 2017 - 18h17
(atualizado às 19h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasília

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, autorizou neste domingo (08/01) o envio de ajuda federal na área de segurança para os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Os pedidos foram feitos pelos governos dos estados para conter o caos no sistema prisional.

Os governos de Rondônia e do Mato Grosso vão receber equipamentos de segurança e armamentos.

O governo do Amazonas vai receber equipamentos de varredura do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que também vai disponibilizar temporariamente agentes penitenciários federais "para auxiliar as autoridades locais na coordenação necessária para o restabelecimento da ordem nos presídios estaduais", diz nota divulgada pelo Ministério da Justiça e Cidadania.

Neste domingo, uma rebelião na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no centro de Manaus, deixou quatro mortos. A penitenciária recebeu cerca de 280 detentos transferidos do Complexo Penitenciário Anísio Teixeira (Compaj), também em Manaus, depois da chacina no local que resultou na morte de ao menos 56 presos.

A rebelião no início da semana foi o segundo maior massacre em presídios brasileiros, atrás apenas do ocorrido na antiga penitenciária do Carandiru, em São Paulo, em 1992, onde morreram 111 presos.

Neste domingo, três corpos foram encontrados nas imediações do Compaj, em avançado estado de decomposição. O governo não informou se há ligação dos cadáveres com a chacina do início da semana.

Neste domingo, Moraes conversou com a governadora de Roraima, Suely Campos, que deve solicitar o auxílio da Força Nacional para garantir a ordem nos presídios no início dessa semana. Na última sexta-feira, 33 presos foram mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), na zona rural de Boa Vista.

Também na sexta-feira, Moraes apresentou um Plano Nacional de Segurança Pública, que tem como um dos objetivos principais a racionalização e modernização do sistema penitenciário.

KG/abr/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade