PUBLICIDADE

Impeachment

Justiça manda soltar manifestantes presos pela PM em SP

6 set 2016 - 08h08
(atualizado às 08h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Manfiestantes foram presos em protesto neste domingo
Manfiestantes foram presos em protesto neste domingo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Justiça mandou soltar nessa segunda-feira (5) 18 dos 27 manifestantes detidos no domingo pela Polícia Militar no protesto contra o presidente da República, Michel Temer, na capital paulista. A decisão ocorreu em audiência de custódia no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Todos os manifestantes soltos são maiores.

No momento em que deixaram o fórum, eles foram saudados por um grupo de cerca de 30 pessoas, que, juntos com os jovens soltos, gritaram "fora, Temer", e "não tem arrego".

"O Poder Judiciário entendeu que essa decisão foi ilegal. O juiz relaxou a prisão ao entender que não houve cometimento de crime nenhum por parte das pessoas que estavam detidas hoje", disse o advogado ativista Marcelo Feller. De acordo com ele, a partir da decisão, os jovens não responderão mais ao processo criminal, mas poderão continuar a ser investigados.

"Nas palavras do juiz, ele disse que vivemos, independentemente de entendimentos políticos de todos, dias tristes para nossa democracia, e disse textualmente: triste do povo em que seus cidadãos têm que aguentar as coisas de boca fechada", disse Feller, que acompanhou a audiência de custódia.

Segundo uma manifestante que se identificou como Sofia, uma das detidas, apesar de a prisão ter ocorrido por volta das 15h30, até as 5 h  não havia sido informado a eles o motivo da detenção. "Foi tudo um grande abuso de poder, todo mundo falando que eram ordens superior. Forjaram provas e ainda puseram armas [brancas] falando que tínhamos que dizer que eram nossas".

De acordo com Sofia, no momento em que foram presas, as mulheres detidas foram obrigadas a se dirigirem ao banheiro da estação de metrô Vergueiro e a ficarem nuas para serem revistadas por policiais femininas.

"Durante o enquadro, um policial começou a me revistar e me disse: você eu conheço. E me deu um soco na minha costela e na sequência e ele pegou uma barra de ferro azul entortada, e disse: ela é sua. E no boletim consta como se a barra fosse minha. Diz que estava na minha mochila. E eu nem tinha mochila", disse um dos detidos que se identificou como Gabriel.

Em coletiva de imprensa, o comandante do Policiamento da Capital, Dimitrios Fyskatoris, defendeu a atuação da PM e disse não reconhecer nenhum excesso da tropa.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade