PUBLICIDADE

Polícia

ES: polícia faz 1ª prisão de violência doméstica com 'Botão do Pânico'

26 jul 2013 - 15h49
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Lançado em abril deste ano como forma de auxiliar mulheres vítimas de violência a se protegerem de agressões de ex-companheiros, o Botão do Pânico - dispositivo distribuído pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) que alerta sobre risco de violência quando acionado - ajudou uma mulher a se proteger, em Vitória, na quinta-feira. Ao acionar o botão, ela fez com que a primeira prisão através da medida fosse feita. 

Segundo a Guarda Municipal de Vitória, a mulher, que não foi identificada, acionou o dispositivo após ver que seu ex-companheiro estava fotografando sua casa, no bairro Jabour, e ameaçava entrar no local. Ela conta com uma medida protetiva contra o detido e, como ele não se afastou da residência, acionou o botão.

O chamado foi efetuado por volta das 17h20. Em cerca de sete minutos os agentes chegaram à casa da mulher, através da localização por GPS do dispositivo, e prenderam o homem, que estava na casa da mãe, a cerca de 300 metros da residência da vítima.

O homem foi encaminhado para a Delegacia Especializada da Mulher, em Vitória.

Segundo o Tribunal de Justiça capixaba, o Botão do Pânico pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros, e a gravação pode ser utilizada como prova judicial.

O Botão do Pânico também dispara informações para a Central Integrada de Operações e Monitoramento(Ciom), com a localização exata da vítima, para que um carro da Patrulha Maria da Penha seja enviado ao local. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade