PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa retorna a Roma e diz sentir saudades do Brasil: 'até breve'

Em cerimônia de despedida na Base Aérea do Galeão, o Papa disse que já começava a sentir saudades do povo 'de tão grande coração'

28 jul 2013 - 19h36
(atualizado em 11/12/2013 às 11h36)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa de despede dos brasileiros após sete dias de viagem para participar da Jornada Mundial da Juventude</p>
Papa de despede dos brasileiros após sete dias de viagem para participar da Jornada Mundial da Juventude
Foto: AFP

Depois de uma semana intensa de atividades na Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco deixou o Brasil na noite deste domingo. O avião que levou o Pontífice de volta a Roma decolou às 19h35 da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O tempo estimado de viagem é de dez horas. Antes de deixar o País, o argentino participou de cerimônia de despedida no Galeão, e disse que partiria com a "alma cheia de recordações", e que já estava sentindo saudades do Brasil.

"Parto com a alma cheia de recordações. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, desse povo tão grande e de grande coração. Do sorriso aberto e sincero que vi em cada pessoa. Do entusiasmo dos voluntários. Da fé, da alegria e simplicidade dos moradores da (favela da) Varginha. Cristo vive e está presente em tantas e tantas pessoas que encontrei essa semana", afirmou o Papa, demonstrando desejo de voltar logo ao Brasil.

"Ao deixar o Brasil, esse Papa diz até breve. Com saudades. Por favor, não se esqueçam de rezar por ele. Esse papa precisa das orações de todos vocês", emendou.

O papa avaliou que a Jornada Mundial da Juventude foi uma experiência muito bem-sucedida da fé, na qual jovens de todo o mundo buscaram Jesus Cristo ao longo dos últimos dias. Ele fez menção especial à visita à Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo. Segundo Francisco, ele, em prece a Nossa Senhora da Aparecida, pediu pela humanidade, em especial pelos brasileiros.

"Continuarei a nutrir grande esperança nos jovens do Brasil e do mundo. Através dele, Cristo prepara uma nova primavera no mundo", pontuou o Papa.

A cerimônia teve a presença de autoridades, como o governador do Rio, Sérgio Cabral, o prefeito  Eduardo Paes, e ministros de Estado. O vice-presidente, Michel Temer, representou a presidente Dilma Rousseff. Em discurso rápido, Temer exaltou o carisma e a simplicidade do chefe da Igreja Católica, avaliando que Francisco encantou todos, voltando a despertar a fé em muitos brasileiros.

Papa se despede com até breve e diz que já sente saudades:

“Sua Santidade e um verdadeiro evangelizador. Assim como Jesus Cristo, divulgou a religião. Refez a ligação de nosso povo com a fé, a espiritualidade, e Deus. É um exemplo de moderação, equilíbrio e tolerância, que nos revela que a paz entre todos é que pode evidenciar a presença de Deus”, declarou Temer.

O vice-presidente ressaltou que o Papa não precisará bater nas portas e pedir licença para entrar, quando voltar ao Brasil. Segundo ele, todas foram permanentemente abertas pela presença da força do Pontífice. "Na próxima vez que vier ao Brasil, simplesmente entre sem pedir licença, porque Sua Santidade está no coração de todos os brasileiros", salientou.

"Em nome dos brasileiros, quero cantar louvores a Sua Santidade, que trouxe santificada e esperançosa alegria a todos os brasileiros. Termino dizendo boa viagem, volte logo", acrescentou Temer.

&amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm&amp;amp;quot; data-cke-658-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm&amp;amp;quot;&amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;lt;/a&amp;amp;gt;

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 foi realizada entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, organizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. Esta edição da JMJ reuniu mais de 3 milhões de pessoas, entre elas peregrinos de 175 países. A JMJ 2013 marcou também a primeira visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano. A próxima edição do evento será realizada em 2016, em Cracóvia, na Polônia.

vc e o Papa

Você já conheceu o papa Francisco no Brasil? Esteve na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;Game do Papa&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade