PUBLICIDADE

Os 16 acontecimentos que mais deram o que falar na Olimpíada do Rio

20 ago 2016 - 17h33
Compartilhar
Exibir comentários

A Olimpíada do Rio está chegando ao fim, após duas semanas de competições eletrizantes e desempenhos históricos de atletas de primeira linha.

Esses Jogos também ficarão marcadas por uma série de outros momentos, cenas e fatos comentados ao redor do mundo.

Relembre a seguir uma retrospectiva com alguns dos acontecimentos que mais deram o que falar na Rio 2016.

1 - Um início em grande estilo

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A série de notícias ruins que precederam o início dos Jogos gerou grande expectativa em relação ao seu primeiro grande evento, a cerimônia de abertura. Ao fim, mesmo com orçamento menor do que edições anteriores, a festa impressionou e foi elogia no Brasil e no mundo.

2 - Rafaela, a judoca de ouro

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A primeira medalha de ouro desta edição veio junto com uma história de superação de uma mulher negra e de origem humilde. Após ser eliminada em Londres, a judoca Rafaela Silva foi alvo de ofensas e racismo. Desta vez, sagrou-se campeã.

3 - O mistério das piscinas verdes

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Muitos se perguntaram na primeira semana dos Jogos por que a água do Centro Aquático Maria Lenk passou de azul para verde. A princípio, ninguém sabia explicar a mudança. Depois, o comitê da Rio 2016 disse ter sido por causa de um excesso de peróxido de hidrogênio colocado nas piscinas, o que tornou inativo o cloro e permitiu que a proliferação de algas.

"A química não é uma ciência exata", justificou um porta-voz.

4 - O maior de todos os tempos se despede

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Com cinco ouros e uma prata na Rio 2016, o nadador americano Michael Phelps agora tem 28 medalhas - 23 de ouro -, solidificando sua posição como o maior atleta olímpico de todos os tempos.

Para se ter uma ideia do feito, Phelps conseguiu em cinco edições os mesmos 23 ouros que o Brasil havia obtido em toda sua história em Olimpíadas até o início da Rio 2016.

Aos 31 anos, ele anunciou que esta foi sua última Olimpíada.

5 - O grande feito da pequena Simone

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A ginasta americana Simone Biles foi outra atleta que brilhou nesta Olimpíada. Com apenas 19 anos, ela impressionou o público com suas acrobacias e venceu quatro das cinco finais em que participou - sua quinta medalha foi um bronze, tornando-a a atleta do país a conseguir mais medalhas em uma edição dos Jogos neste esporte.

6 - A selfie da paz

Foto: Ronald Grant / BBC News Brasil

A foto em que as ginastas Lee Eun-ju, da Coreia do Sul, e Hong Un-jong, da Coreia do Norte, fazem uma selfie juntas foi considerada por muitos um símbolo do espírito olímpico. Também especulou-se se a norte-coreana seria punida por confraternizar com uma cidadã da nação "inimiga nº 1" de seu país.

7 - Choque de culturas em Copacabana

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A disputa no vôlei de praia entre uma dupla alemã e outra egípcia deu o que falar em todo o mundo, pelo contraste dos trajes das jogadoras. De um lado, as alemãs Kira Walkenhorst e Laura Ludwig usavam um biquini, enquanto as rivais, Doaa Elgobashy e Nada Meawad jogavam com manga comprida, calça e um véu cobrindo a cabeça.

Esta foi a primeira Olimpíada em que esse tipo de veste muçulmana foi permitida no esporte.

8 - Arenas vazias

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O grande número de assentos vazios nas arenas olímpicas foi alvo de debates ao longo de toda a competição. O alto preço dos ingressos e o baixo interesse por alguns esportes foram algumas das razões apresentadas pelo comitê da Rio 2016 para isso.

9 - O veto ao 'Fora Temer'

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

No primeiro final de semana olímpico, o caso de um torcedor que foi retirado à força das finais do tiro com arco por supostamente ter gritado "Fora Temer" levantou uma discussão sobre a liberdade de expressão dentro dos estádios.

A Justiça acolheu um pedido do Ministério Público Federal para que União, Estado do Rio de Janeiro e Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos "se abstenham de impedir a manifestação pacífica de cunho político através da exibição de cartazes, uso de camisetas e de outros meios lícitos nos locais oficiais" da Olimpíada.

Apesar disso, alguns torcedores relataram que foram impedidos de mostrar cartazes criticando o presidente em exercício durante os jogos.

10 - Aplausos para o espírito esportivo

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Em uma das cenas mais emblemátias dos Jogos, duas corredoras foram celebradas como verdadeiras atletas olímpicas após pararem, em momentos diferentes da corrida, para ajudar a rival caída na pista.

Abbey D'Agostino, de 24 anos, ajudou a neozelandesa Nikki Hamblin, que caiu após as duas se enroscarem nas eliminatórias dos 5.000 metros no Rio. Depois foi a vez de Hamblin, de 28 anos, ajudar D'Agostino. Ambas terminaram a prova com os últimos tempos. Elas se abraçaram antes de D'Agostino deixar a pista em uma cadeira de rodas, com um tornozelo lesionado.

11 - Continências no pódio

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Na ginástica artística, no vôlei de praia, no tiro esportivo... Diversos medalhistas brasileiros, como Arthur Zanetti (foto), bateram continência no pódio e chamara a atenção do público.

Eles integram o Programa de Atletas de Alto Rendimento, das Forças Armadas e, assim, tornam-se militares temporários, com patente de terceiro sargento e salário de R$ 3,2 mil mensais, além de benefícios da carreira e a possibilidade de treinar em instalações militares.

Dos 465 esportistas que integram a delegação olímpica brasileira, 145 participam deste programa.

12 - A 'Olimpíada das vaias'

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

As vaias da torcida do Brasil contra os adversários ecoaram pelo mundo e foram criticadas pela imprensa internacional e até mesmo por alguns atletas. Para eles, a forma como se assiste a uma partida de futebol não cabe em esportes como tênis de mesa, hipismo ou atletismo.

E ninguém sofreu com isso mais do que a goleira dos Estados Unidos, Hope Solo, que ouvia gritos de "zika!" sempre que tocava na bola. Tricampeãs olímpicas, as americanas ficaram primeira vez sem medalha dos Jogos, ao serem eliminadas nas oitavas-de-final.

13 - O triunfo dramático de Thiago Braz

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A vitória do brasileiro Thiago Braz da Silva no salto com vara levou os espectadores à loucura no estádio olímpico, emocionou quem estava assistindo pela TV e e fez com que ele fosse considerado um forte candidato à imagem que simboliza os Jogos do Rio.

O atleta de 22 anos conseguiu o ouro ao saltar 6,03 metros - um novo recorde olímpico, deixando para trás o favorito, o francês Renaud Lavillenie.

Muito viram em sua conquista mais do que "apenas" mais um ouro para o Brasil. "Esse pode ser exatamente o momento pelo qual o Brasil estava esperando", disse o repórter da BBC Tom Fordyce de dentro do Engenhão.

"Toda Olimpíada precisa de um ouro icônico no Estádio Olímpico - Cathy Freeman em Sydney, Michael Johnson em Atlanta, Fermin Cacho em Barcelona, o trio Mo (Farah), Jess (Hennis-Hill), Greg (Rutherford) em Londres. Mas com tão poucas chances (para os brasileiros), achávamos que isso não fosse acontecer no Rio", afirmou. "Um talento da casa deu um jeito nisso de forma espetacular: destruindo seu recorde pessoal, esmagando o recorde olímpico, destronando o campeão que imperava."

14 - A 'mentira' de Ryan Lochte

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Ryan Lochte poderia ter saído destes Jogos orgulhoso de seu ouro no revezamento 4x200 metros livre, a 12ª medalha olímpica de sua carreira, mas acabou como protagonista de um escândalo internacional, acusado de mentir sobre os roubo que ele e mais três nadadores americanos teriam sido vítimas. Seu companheiro de equipe James Feigen foi multado em R$ 35 mil.

Os outros dois atletas, Gunnar Bentz e Jack Conger, foram liberados pela polícia sem serem indiciados. O COI abriu uma comissão disciplinar para investigar o caso.

15 - As três medalhas de Isaquias Queiroz

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Isaquias Queiroz não ganhou um ouro na canoagem, mas nem precisou de um para fazer história. Ele subiu ao pódio nas três provas que participou e tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar três medalhas - duas pratas e um bronze - em uma única edição dos Jogos.

16- Os tricampeonatos de Bolt

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O jamaicano Usain Bolt chegou à Roio 2016 como sua maior estrela e não decepcionou. Ele conseguiu não só um, mas três tricampeonatos inéditos, nos 100 e 200 metros rasos e no revezamento de 4x100 metros. Disse que esta foi sua última Olimpíada, mas o desempenho bem superior ao dos adversários nestes Jogos permite imaginar se ele de fato não estará em Tóquio.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade