PUBLICIDADE

Olavo de Carvalho elogia Suplicy e diz que trabalharia até com Satanás pelo Brasil

7 abr 2017 - 17h06
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Olavo de Carvalho defende projeto de Suplicy durante evento em Harvard, nos EUA
Olavo de Carvalho defende projeto de Suplicy durante evento em Harvard, nos EUA
Foto: LPinfocus / BBC News Brasil

Tido como polo ideologicamente oposto ao vereador petista Eduardo Suplicy, o filósofo Olavo de Carvalho afirmou que aprova a ideia da renda básica da cidadania, projeto do petista que propõe renda mínima a todos os cidadãos, e que trabalharia com o petista para aprimorá-la.

"Suplicy é um sujeito muito simpático e a ideia dele não é ruim, que todo mundo tenha uma renda", disse Carvalho em entrevista exclusiva à BBC Brasil na Universidade Harvard, em Massachusetts (EUA). "Claro, todo mundo quando nasce tem que ter alguma coisa."

Para o filósofo, expoente da nova direita brasileira, o maior desafio do projeto é definir quem poderá financiar esta renda mínima.

"A renda básica moralmente está certa. Mas ela não adianta se não se especificar quem tem que dar esse dinheiro e de onde tem que sair", disse.

Questionado pela reportagem se ajudaria o petista no aprimoramento da proposta, Carvalho não hesitou. "Trabalharia com o Zé Antonio, com o Satanás se for preciso. O que a gente não faz para melhorar o Brasil?"

O encontro inusitado aconteceu na manhã desta sexta-feira durante a Brazil Conference, megaconferência organizada pela Universidade Harvard e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Renda universal

Suplicy e Carvalho participaram de debate sobre reformas sociais e desenvolvimento no Brasil.

Ao lado dos dois, estava o cientista politico brasileiro Hussein Kalout, secretário especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Temer, e do moderador Pedro Henrique de Cristo, mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard.

"Suplicy é um sujeito muito simpático e a ideia dele não é ruim", disse Olavo de Carvalho
"Suplicy é um sujeito muito simpático e a ideia dele não é ruim", disse Olavo de Carvalho
Foto: LPinfocus / BBC News Brasil

Suplicy citou a renda básica da cidadania em todas as suas respostas. O projeto propõe uma renda mínima para todos os cidadãos, ricos e pobres, inclusive estrangeiros que vivam no Brasil há mais de cinco anos.

"Enquanto eu estiver vivendo, vou lutar pela aplicação da renda básica universal no Brasil", disse o ex-senador de 75 anos.

Bem-sucedido no Alasca (EUA), que após 34 anos de programa passou de Estado mais desigual do país para um dos mais igualitários, o projeto proposto pelo petista seria financiado a partir dos impostos recebidos por União, Estados e municípios.

Neste ano, a Finlândia começou a testar a iniciativa com um grupo de 2 mil pessoas - o valor é de 560 euros (R$ 1,9 mil) mensais. Caso o projeto-piloto seja bem-sucedido, a ideia é expandir o benefício a toda a população.

Para os críticos, entretanto, o problema do projeto no Brasil seria o seu financiamento. Opositores argumentam que a carga tributária no país é alta e que não haveria como garantir a renda básica sem aumento de impostos.

Em janeiro de 2004, o Brasil sancionou a lei que institui a Renda Básica de Cidadania proposta por Suplicy. Desde então, entretanto, o vereador aguarda que ela seja regulamentada para entrar em vigor.

Educar a elite

Durante suas falas, o filósofo Olavo de Carvalho criticou o sistema de ensino brasileiro e disse que não adianta pensar na educação de crianças e adolescentes se os professores não tiverem uma formação consistente.

"Primeiro tem que formar o agente para que a ação (de educar) seja possível", disse.

Suplicy defende uma renda mínima para todos os cidadãos brasileiros
Suplicy defende uma renda mínima para todos os cidadãos brasileiros
Foto: LPinfocus / BBC News Brasil

Na opinião dele, "os professores hoje não são capazes nem de discernir os conteúdos que vale a pena se transmitir e os que não valem. E hoje acham que todos os conteúdos valem a mesma coisa. Não valem".

"Se os próprios intelectuais insistem em nivelar essas coisas, então o conceito de educação acabou", argumenta o filósofo, que completa: "Quem vai educar o povo é a própria elite, então temos que educá-la primeiro".

A BBC Brasil perguntou se os alunos precisarão esperar que os professores passem por uma reciclagem para que tenham acesso à educação.

"Quem você tem que formar primeiro, o médico ou o doente? Adianta dar um curso de medicina para o doente? É o que está acontecendo no Brasil. Privilegiar primeiro a educação popular e depois a da elite é totalmente absurdo porque, quem vai educar o povo? É a própria elite. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo, estes jovens já estão tendo a pior educação possível."

Despolarização

A Brazil Conference, palco do encontro, acontece nesta sexta e sábado nos corredores de Harvard e do MIT, com mais de cem palestrantes e moderadores.

Autoridades como a ex-presidente Dilma Rousseff, o juiz federal Sérgio Moro, os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso e a ex-senadora Marina Silva participarão de mesas redondas e entrevistas.

Olavo de Carvalho criticou o sistema de ensino brasileiro e a formação dos professores
Olavo de Carvalho criticou o sistema de ensino brasileiro e a formação dos professores
Foto: João Fellet/BBC Brasil / BBC News Brasil

A lista de convidados também inclui Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, Deltan Dallagnol, procurador da operação Lava Jato, Alessandro Molon, deputado federal pela Rede, e personalidades como o apresentador Luciano Huck, o jogador Kaká e os músicos Gilberto Gil e Yamandu Costa, entre muitos outros.

O objetivo da conferência, segundo os organizadores, é aproximar polos opostos.

"No Brasil, a direita e a esquerda simplesmente não conversam", disse o pesquisador David Pares, um dos presidentes da Brazil Conference, no início da semana.

"As pessoas só compartilham o que já acreditam. Entendemos isso como falta de diálogo entre ideais diferentes e esse é o maior problema da polarização. A ideia da conferência é ajudar as pessoas a desmistificarem o polo oposto", afirmou.

Veja também:

Mulheres que tomaram o comando na politica:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade