PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ministério: manutenção estava em dia antes de apagão no NE

7 fev 2011 - 18h34
(atualizado às 18h39)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

A manutenção do equipamento que falhou na madrugada da última sexta-feira e causou um apagão em sete dos nove Estados da região Nordeste, estava "rigorosamente em dia", afirmou nesta segunda-feira o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann. O secretário explicou que a falha se deu em uma peça chamada cartão de proteção, responsável pela proteção do sistema elétrico.

Parte do Nordeste fica sem luz após problema em linhas de transmissão
Parte do Nordeste fica sem luz após problema em linhas de transmissão
Foto: Marco Aurelio Martins / Agência A Tarde

Segundo Zimmermann, técnicos do ministério e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) visitaram a subestação de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, para atestar as condições de manutenção do equipamento. "Efetivamente houve um defeito no cartão da proteção. A última manutenção foi feita em outubro de 2010, estava rigorosamente em dia. Agora, com a falha, uma investigação será feita para determinar o motivo dessa falha. Após a normalização do sistema, o cartão foi trocado", afirmou. De acordo com Zimmermann, a manutenção preventiva da peça é feita a cada quatro anos.

Segundo o secretário do MME, um relatório sobre a situação está sendo produzindo por técnicos no Rio de Janeiro, que será apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que tome as providências necessárias - inclusive uma possível multa à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a operadora de energia responsável. "A parte da fiscalização e penalização, se necessária, fica com a Aneel. Depois que ela receber o relatório, toma a decisão", disse. Os mesmos técnicos estão avaliando se o processo de reabastecimento de energia demorou mais que o aceitável.

O apagão

Segundo afirmou a Chesf, por meio de nota, um defeito no componente eletrônico denominado cartela ocorrido às 0h08 de sexta-feira acionou indevidamente o sistema de proteção da linha de transmissão que liga as usinas de Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE), à de Sobradinho (BA).

Em sequência, às 0h21, houve o desligamento em Luiz Gonzaga. Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará foram afetados com interrupção de energia. A luz foi restabelecida plenamente às 4h37.

Segundo superintendente de Operação, João Henrique Franklin, "foi um evento considerado raro". A recomposição das cargas começou às 1h10 em Fortaleza, 2h05 em Aracaju e Salvador, 2h15 em Recife, 2h25 em João Pessoa, 3h35 em Maceió e 4h10 em Natal. Franklin disse ainda que cabe a Chesf gerar e transmitir energia às concessionárias, que são responsáveis pela distribuição direta aos consumidores.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade