PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Grupo pró-Battisti tumultua evento antes do filme 'Lula'

17 nov 2009 - 21h03
(atualizado às 21h06)
Compartilhar
Marina Mello
Direto de Brasília

Um grupo de manifestantes que pede a libertação do ex-ativista italiano Cesare Battisti tumultuou, nesta terça-feira, o início da cerimônia que antecede a pré-estreia do filme Lula, o Filho do Brasil. Enquanto os organizadores anunciavam as atrações do Festival Brasília do Cinema Brasileiro, os manifestantes subiram no palco da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Manifestantes seguram faixa a favor do ex-ativista italiano Cesare Battisti
Manifestantes seguram faixa a favor do ex-ativista italiano Cesare Battisti
Foto: Elaine Lina / Terra

Com uma faixa escrita "Lula: liberte Cesare", os manifestantes causaram mal estar ao proferir gritos em favor do ex-integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). O grupo foi convidado a se retirar e continuaram gritando até deixar o Teatro Nacional.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália em 1983 por supostamente ter coordenado o assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979. Ele foi preso em março de 2007 no Rio de Janeiro e o governo italiano pediu sua extradição em maio do mesmo ano. Alegando que o italiano seria vítima de um "fundado temor de perseguição", o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu status de refugiado político ao italiano em janeiro. O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) havia dado parecer contrário ao refúgio.

O pedido da Itália é agora analisado pelo STF. A primeira sessão do caso na Corte, realizada no dia 9 de setembro, terminou com um placar favorável à deportação, que obteve apoio de quatro dos ministros. Os outros três que se pronunciaram votaram por sua permanência no Brasil. Na última sessão, no dia 12 de novembro, o ministro Marco Aurélio Mello empatou o placar. Falta apenas o voto do presidente do STF, Gilmar Mendes.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade