PUBLICIDADE

Niemeyer passa por cirurgia para retirar tumor do intestino

30 set 2009 - 23h42
(atualizado em 1/10/2009 às 01h54)
Compartilhar

O arquiteto Oscar Niemeyer, 101 anos, foi operado nesta quarta-feira no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, para a retirada de um tumor no intestino grosso. Niemeyer foi internado no dia 23 na unidade com dores abdominais e passou por uma cirurgia da vesícula.

O arquiteto Oscar Niemeyer sorri durante reunião com o presidente Lula em dezembro de 2008
O arquiteto Oscar Niemeyer sorri durante reunião com o presidente Lula em dezembro de 2008
Foto: AFP

De acordo com o boletim médico, o arquiteto apresentava boa evolução depois da cirurgia de vesícula e respirava sem ajuda de aparelhos. Entretanto, na terça-feira, Niemeyer apresentou sangramento intestinal, sem relação com o problema anterior.

Ele foi submetido a endoscopia digestiva e colonoscopia, onde foi encontrado um tumor de cólon "com sangramento em atividade". A equipe médica decidiu operar Niemeyer pela técnica de laparoscopia.

O procedimento durou três horas e transcorreu sem anormalidades, segundo o hospital. Niemeyer voltou ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde deve permanecer sob observação nos próximos dias, sem previsão de alta.

Niemeyer, que no próximo dia 15 de dezembro completará 102 anos, foi hospitalizado por algumas horas em junho para tratar-se de dores na região lombar.

O aclamado arquiteto, que há meio século desenhou os principais edifícios de Brasília, mantém uma intensa atividade profissional apesar sua avançada idade. Nos últimos meses dedicou seu tempo aos projetos de construção de uma torre de 60 m na cidade de Niterói, a 15 km do Rio de Janeiro, e da biblioteca Árabe-Sul-Americana, em Argel (Argélia).

Com informações da EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade