PUBLICIDADE

Polícia

Presos 2 policiais acusados de extorquir comparsas de Abadia

15 ago 2009 - 15h36
(atualizado às 15h47)
Compartilhar

Hermano Freitas

Direto de São Paulo

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo anunciou neste sábado a prisão de dois policiais civis acusados de extorsão às pessoas ligadas ao traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia. Três investigadores estão foragidos segundo o titular da Divisão de Crimes Funcionais do Órgão, Caetano Paulo Filho.

Os acusados Christian Renner e Thiago Bandeira, ambos com 33 anos, trabalhavam em delegacias da região norte de São Paulo e de Santo Andre, respectivamente. A Justiça decretou as prisões ontem, mas o delegado afirmou que a divulgação dos indiciamentos permitiu que três dos acusados fugissem.

Os crimes teriam ocorrido no primeiro semestre de 2006, mas só foram descobertos com a prisão de Abadia em 2007. O piloto do colombiano e um laranja do traficante teriam sido as vítimas da extorsão. Foram exigidos dos funcionários de Abadia veículos e R$ 400 mil em dinheiro.

Além dos policiais indiciados ontem, há mais 20 suspeitos, entre eles 17 policiais e três pessoas que se faziam passar por agentes - na gíria policial, são conhecidos como "gansos". "Todos os policiais envolvidos estão sendo investigados. Vamos expurgar quem não merece estar no nosso convívio", disse o delegado.

A polícia espera chegar a até 37 acusados pelos crimes de extorsão mediante sequestro e formação de quadrilha. Os presos negam os crimes.

Em junho deste ano Abadia, que está preso em uma cadeia de segurança máxima nos Estados Unidos, afirmou ter sofrido cinco extorsões por policiais paulistas, que totalizariam R$ 2 milhões. A denúncia foi feita por ele em um depoimento prestado em outubro de 2007 no prédio da Justiça Federal paulista.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade