PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Minha vida tem sido útil, diz Alencar após 15ª cirurgia

4 ago 2009 - 21h33
Compartilhar

O vice-presidente José Alencar embarcou para os Estados Unidos, nesta terça-feira, onde será avaliado após o tratamento experimental que iniciou contra um câncer no abdome. Ele recebeu alta nesta terça-feira após passar pela 15ª cirurgia. Em entrevista ao Jornal Nacional, Alencar afirmou que consegue forças para sobreviver ao perceber que sua vida tem sido útil.

José Alencar sorri ao deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo
José Alencar sorri ao deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo
Foto: Reinaldo Marques / Terra

"Minha vida tem sido útil, e, se a minha vida é útil, por que eu não devo prezá-la, preservá-la da melhor maneira que puder?", disse Alencar. "E assim vou continuar fazendo, e seja tudo o que Deus quiser, porque é assim mesmo. A vida é assim".

Segundo ele, a ida aos EUA é necessária por ser para um novo tratamento, que está ainda em fase de pesquisas. "Todo passo que você dá, quando está numa luta, quando está numa peleja, obviamente que são passos decisivos. É claro que nos estamos esperançosos, confiantes, porém conscientes da gravidade do meu caso", afirmou.

Na saída do hospital, o medico Raul Cutait, da equipe que acompanhou Alencar, disse que não há restrições em relação à viagem e que o vice-presidente está em boas condições. Alencar disse que será uma viagem curta e que retornará amanhã ao Brasil.

"Nós estamos lutando bravamente porque temos recebido também um apoio que nós nem sabemos como agradecer. Uma corrente nacional, que é feita a meu favor nesse caso do câncer. É uma coisa que confesso a você que eu não sei se mereço isso, sinceramente", disse o vice-presidente.

A doença

Alencar descobriu que tinha câncer em 1997, quando após um check-up foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da retirada de outros nódulos, agora no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Em janeiro deste ano, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.

Contrariando as expectativas, no entanto, os exames seguintes apontaram a volta de 18 tumores na região. Uma nova cirurgia foi inicialmente descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson, em Houston.

Após sentir dores abdominais, o vice-presidente voltou a ser internado no dia 8 de julho e foi submetido à sua 14ª cirurgia, no dia 9, para desobstruir o intestino. Uma nova operação, a 15ª do vice-presidente, teve de ser feita no dia 24, para corrigir um problema semelhante.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade