PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Base aliada cede e anuncia CPI da Petrobras a pedido de Sarney

9 jul 2009 - 12h33
(atualizado às 12h46)
Compartilhar

Marina Mello

Direto de Brasília

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, a base aliada ao governo decidiu não mais impedir a instalação da CPI da Petrobras e se reunir na próxima terça-feira para finalmente dar início à comissão. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a CPI só será iniciada por causa de uma determinação do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

Apesar da decisão vir logo depois de a oposição ter aumentado a pressão em torno da instalação da CPI, Jucá negou que isso tenha influenciado no posicionamento da base. O líder criticou a postura da oposição que estaria tentando instalar a CPI "no grito.

"Atendendo a uma determinação do presidente Sarney, a CPI vai ser instalada na terça-feira, a base vai comparecer", disse Jucá.

Desde que a CPI foi criada, com a leitura do requerimento de criação em Plenário, foram realizadas diversas reuniões na tentativa de iniciar os trabalhos, mas os membros indicados pela base não compareciam às reuniões, o que acabava impedindo a instalação por falta de quórum.

Segundo ele, a base ainda não conversou sobre os nomes que vão ocupar a relatoria e a presidência da comissão, mas assegurou que os dois principais cargos ficarão com o governo e não com a oposição, conforme já havia sido anunciado antes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade