PUBLICIDADE

Política

Vídeo mostra supostas fraudes na campanha de Beto Richa

21 jun 2009 - 23h42
(atualizado em 22/6/2009 às 10h04)
Compartilhar

Vídeos obtidos pelo Fantástico mostram supostas fraudes cometidas durante a campanha eleitoral do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), no ano passado. Nas imagens, o então coordenador da campanha, Alexandre Gardolinski, realiza atividades suspeitas, como o pagamento de integrantes do PRTB para apoiar o tucano. O Ministério Público Federal (MPF) investiga o caso.

Em julho do ano passado, 28 candidatos a vereador do PRTB, partido que apoiava o candidato do PTB para a prefeitura, abriram mão da disputa e passaram a apoiar Richa. O tucano foi eleito no primeiro turno com mais de 77% dos votos.

O vídeo mostra 23 dos ex-candidatos recebendo dinheiro das mãos de Gardolinski. Também aparecem nas imagens o ex-secretário municipal do Trabalho Manassés de Oliveira, que recebe dinheiro e assina recibos para terceiros, e Raul D'Araújo Santos, que foi secretário interino da mesma pasta. O então vereador Mestre Déa aparece recebendo dinheiro supostamente para fazer boca-de-urna.

As gravações também mostram um funcionário comissionado recebendo dinheiro para organizar pichações contra adversários de Richa.

Os vídeos teriam sido feitos pelo próprio Alexandre Gardolinski. Segundo o homem que entregou as gravações para a polícia, o coordenador de campanha teria a intenção de promover chantagens com as imagens.

O prefeito de Curitiba considerou as imagens "chocantes" e exonerou Oliveira, Santos e Gardolinski, respectivamente, dos cargos de secretário e superintendente de Assuntos Metropolitanos, e de servidor da Secretaria Municipal do Trabalho.

Manassés Oliveira alegou que todo o dinheiro distribuído era para bancar despesas normais de campanha, mas admite ter assinado recibos para terceiros. O ex-vereador Mestre Déa negou ter recebido dinheiro para fazer boca de urna. As outras pessoas que aparecem no vídeo não comentaram o caso, de acordo com o Fantástico.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade