PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

PCC teria premiado colaboradores com carros zero km

7 jan 2009 - 19h46
(atualizado às 20h06)
Compartilhar

A organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) premiou seus melhores colabadores em 2008 com carros zero km, segundo cópias de correspondências encontradas com um casal nesta madrugada em Campinas. Paulo César Pastor dos Santos, 26 anos, e sua namorada, Tatiele Moreira Gomes, 18 anos, foram abordados pela Policia Militar no Jardim Chapadão, em Campinas (SP). Eles foram presos por porte ilegal de arma roubada.

» vc repórter: mande fotos e notícias

A pistola automática Taurus .40 havia sido levada da casa de um investigador da Policia Civil de Americana, região de Campinas, em 19 de dezembro do ano passado. Embora a numeração estivesse raspada, havia outra seqüência numérica no percursor da bala do equipamento, o que permitiu o reconhecimento pelo policial, de acordo com o boletim de ocorrência.

O homem não soube explicar como a arma foi parar em sua cintura. A mulher disse que recebeu de um terceiro as cópias de três correspondências. As cartas comentavam que a "regional do PCC" havia distribuído prêmios "valiosos" a seus articuladores.

Conforme as correspondências, os melhores colaboradores receberam os maiores "presentes", que são cinco carros modelos 2008: um gol 2.0, um Astra adventure, uma pick-up Strada, um Palio Flex e um Celta Life. Os melhores colaboradres, segundo as cartas, são aqueles que conseguiram arrecadar "grande quantidade de dinheiro" por meio de rifas ou aluguéis de ônibus para o transporte de parentes em visita a familiares presos, por exemplo.

Santos seria um dos integrantes da quadrilha que invadiu um churrasco realizado entre agentes penitenciários em 16 de dezembro. Na ocasião, foram roubadas armas, algemas e coletes a prova de bala. Três pessoas foram presas. Santos seria o único fugitivo.

Mapas e planos

No fim da tarde, a Guarda Municipal de Vinhedo, região de Campinas, prendeu dois homens que portavam cópias manuscritas de mapas de delegacias, listas de nomes de pessoas e relatórios com atuações do PCC. Um dos detidos para a averiguação era procurado pela Justiça e o outro não tinha passagem pela policia.

Os nomes dos presos ainda não foram divulgados para não prejudicar as investigações. Há a possibilidade de outros envolvidos com o PCC serem localizados nos próximos dias. Todos os manuscritos encontrados com os acusados de envolvimento com o grupo serão entregues à Vara de Execuções Penais.

Tráfico de drogas

Para o delegado seccional da Policia Civil de Campinas, Paulo Tucci, o PCC está fragilizado e com menor poder de ação. Segundo ele, os integrantes da organização criminosa têm investido em ações de tráfico de drogas.

"Eles (os integrantes) vão até os traficantes e tomam o ponto ou cobram um pedágio em dinheiro", declarou Tucci. O delegado comenta que no passado o PCC praticava sequestros e assaltos a bancos. "Hoje, o mundo da droga está tomado pelo PCC".

O delegado disse que a organização criminosa é bem monitorada. Hoje, segundo ele, está mais acessivel o uso da inteligência e o monitoramento da criminalidade. Por esse motivo, o delegado Tucci afirmou que o PCC está desorganizado e busca dinheiro para se estruturar.

"Com o tráfico de drogas, o PCC põe um rapaz aqui e outro ali para cuidar de um ponto. Quando o jovem é preso, ele entrega alguém, mas nem sabe (quem é) o seu chefão. A policia tem intensificado as investigações principalmente nas delegacias de entorpecentes e investigações gerais em toda a regional", disse.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade