PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

BH: em posse, Lacerda agradece a Pimentel e Aécio

1 jan 2009 - 17h12
(atualizado às 21h00)
Compartilhar

O prefeito eleito em Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), 62 anos, tomou posse, nesta tarde, na Câmara de Vereadores da capital mineira. Em seu discurso de posse, ele agradeceu o apoio que recebeu do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), mentores da sua candidatura.

» Lacerda assume prefeitura de BH

Márcio Lacerda (centro) tomou posse em cerimônia na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte
Márcio Lacerda (centro) tomou posse em cerimônia na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

» Vídeo: Lacerda toma posse

» vc repórter: mande fotos e notícias

  • Dados do município
  • Prefeito: Márcio Lacerda (PSB)
  • Vice: Roberto Vieira de Carvalho (PT)
  • População: 2.412.937
  • IDH: 0.839
  • PIB per capita: R$ 13.636

Lacerda e o seu vice, Roberto Carvalho (PT) foram empossados pelo vereador mais velho, Geraldo Félix (PMDB), como manda o estatuto da Câmara municipal. Os 41 vereadores eleitos também tomaram posse hoje. Depois, os dois seguiram para o prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, onde o prefeito recebeu das mãos de Fernando Pimentel, a administração da cidade.

Fernando Pimentel chorou ao passar o cargo. Em seu discurso, bastante emocionado, agradeceu a todos os servidores que compuseram o seu governo entre 2001 e 2008. Para retribuir, Lacerda assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho do companheiro. "Farei tudo para retribuir com meu trabalho a confiança da população", disse.

A eleição à prefeitura de BH foi a primeira disputada por Lacerda. E foi graças ao incentivo, principalmente de Aécio, que o ex-preso político e administrador de empresas topou a empreitada de tentar a sucessão do ex-colega de cela no período da ditadura, Fernando Pimentel.

"Sempre dei importância aos rituais, por considerá-los oportunidades de reflexão. Para muitos de nós aqui presentes, entre os quais me incluo, é um momento que toca o coração, pois vivemos anos de lutas e de perdas para que, como nação, recuperássemos a liberdade democrática, sem a qual vivemos durante 20 anos, num passado em que, mesmo cicatrizado, ainda pulsa na memória do país como uma lembrança que entristece", disse.

"Neste momento em que assumo, como prefeito, o compromisso público com a população de Belo Horizonte, renovo o meu agradecimento a todos os partidos e lideranças políticas que se uniram na Aliança por BH, apoiando a minha candidatura e trabalhando com afinco para que chegássemos à vitória. Aliança esta que veio coroar a fecunda parceria que já vinha sendo praticada há seis anos pelo prefeito Pimentel e pelo governador Aécio Neves, em prol do rumo certo para a BH do século XXI", afirmou.

O prefeito voltou a reiterar que a união de petistas e tucanos, simbolizada na vitória dele, é um projeto para o País. Lacerda também agradeceu ao presidente Lula, que mesmo sem participar das atividades da campanha dele, abençoou a aliança costurada por Pimentel e Aécio.

"Registro também meu agradecimento ao presidente Lula, que demonstrou seu apoio à minha candidatura e de quem ouvi o compromisso, ao me receber em seu gabinete, na semana seguinte ao pleito de 26 de outubro, de continuar sendo um parceiro nas conquistas e avanços da nossa cidade", afirmou.

Ao tomar posse, Lacerda estava acompanhado da mulher, Regina Lacerda, e dos filhos. O prefeito agradeceu ainda a todos que colaboraram durante a campanha eleitoral e o período de transição, e disse que vai dar continuidade à administração anterior.

"Aos funcionários e parceiros da Prefeitura, eu os convido a continuar o trabalho dedicado com que contribuíram para que o nosso prefeito Fernando Pimentel tenha alcançado os honrosos índices de aprovação em sua gestão. Belo Horizonte é hoje um exemplo, no Brasil e no exterior, sobretudo no que se refere às políticas sociais. Ao assumir a prefeitura de Belo Horizonte, rendo minha homenagem, não só ao meu caro amigo e antecessor, Fernando Pimentel, mas a todos os prefeitos que nos antecederam pelo seu trabalho em prol da cidade", afirmou.

Primeira tarefa

O prefeito disse ainda que inicia seu trabalho já a partir de hoje. A primeira medida é acompanhar o atendimento às vítimas do temporal que atingiu Belo Horizonte na noite passada.

Três pessoas morreram e uma está desaparecida depois de serem arrastadas pela enchente do rio Arrudas. Dezenas de pessoas ficaram desalojadas ao longo da avenida Tereza Cristina, na região oeste da capital.

"O que nós precisamos fazer é verificar os pontos onde aconteceram problemas e ver se podemos, em termos de obras, evitar que estes problemas aconteçam no futuro", afirmou.

Lacerda ainda informou que vai visitar, ainda nesta quinta-feira, a região atingida pela tempestade.

Câmara Municipal

Ao assumir a prefeitura, Lacerda aproveitou para convocar os 41 vereadores que também tomaram posse hoje para que todos se unam em prol da administração de Belo Horizonte.

E para tentar garantir um primeiro mandato sem maiores atropelos e com relativa tranqüilidade nas votações da Câmara, Lacerda indicou para o cargo de presidente da casa a vereadora Luzia Ferreira (PPS), um dos partidos que o apoiou na campanha eleitoral. O nome da parlamentar ainda será votado, mas a maioria dos vereadores deve optar por aceitar o nome de Luzia, que será a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de BH:

"Aos que hoje tomam pose, eu os convido à necessária reflexão sobre a importância do lugar que passam a ocupar, da responsabilidade que significa, do compromisso que assumem com a população de Belo Horizonte. Eu os convido ao esforço permanente de trabalho juntos, respeitada a independência dos poderes, sempre focados nos legítimos interesses da cidade e de seus cidadãos. O mesmo estímulo, transmito a todos os funcionários desta casa", disse.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade