PUBLICIDADE

Ministério da Saúde divulga calendário de vacinação de animais

23 mar 2011 23h31
| atualizado às 23h35
Publicidade

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira o período de vacinação contra a raiva em cães e gatos em todo o país. A campanha está prevista para ocorrer em duas etapas: oito estados realizam a vacinação em julho e 17, em setembro. A partir de maio, as vacinas começam a ser distribuídas às Secretarias Estaduais de Saúde, responsáveis de enviar aos municípios.

Os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso serão beneficiados na primeira etapa. O restante receberá as doses a partir de setembro.

Ao todo, serão adquiridas 32 milhões de doses para vacinar uma população estimada em 29 milhões de animais. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), fornecedor da vacina há 30 anos, será o laboratório responsável pela produção e oferta das doses.

Também foram adquiridas 3 milhões de doses, que são entregues desde fevereiro, para uso exclusivo no bloqueio de focos da doença. Até que o fornecimento seja completamente reestabelecido, essas vacinas serão usadas somente em áreas de risco, de acordo com avaliação do Ministério da Saúde.

Durante a vacinação deste ano, será mantido o sistema de monitoramento de eventos adversos adotado em 2010, com notificação em formulário eletrônico para o Ministério da Saúde de reações à vacina identificadas nos animais.

No ano passado, a campanha de vacinação contra a raiva em animais foi suspensa em todo o país depois que foram relatadas reações graves à vacina, inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ao todo, foram 637 registros, dos quais 265 (41,6%) foram considerados graves - morte ou reação sistêmica (anafilaxia).

Com isso, a campanha de 2010 foi suspensa e as doses que ainda estavam com o Ministério e as Secretarias Estaduais de Saúde - cerca de 18,7 milhões - foram recolhidas pelo fornecedor para reposição posterior.

Fonte: Terra
Publicidade