PUBLICIDADE

Lula se torna réu por suspeita de obstruir a Lava Jato

29 jul 2016 - 16h20
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Juiz aceita denúncia do Ministério Público e transforma em réus o ex-presidente da República e o ex-senador, acusados de tentar obstruir ação da Justiça por meio da compra do silêncio de ex-diretor da Petrobras.

A Justiça Federal aceitou nesta sexta-feira (29/07) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais cinco pessoas acusadas do crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além de André Esteves, ex-controlador do Banco BTG; Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai, o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato, o qual acabou se concretizando. Eles teriam tentado comprar o silêncio de Cerveró por 250 mil reais.

Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de Delcídio, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na corte.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade