PUBLICIDADE

Política

José Serra pede demissão do Itamaraty por problemas de saúde

22 fev 2017 - 23h35
(atualizado às 23h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Cris Castelo Branco/Governo do Estado de SP

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, pediu demissão na noite de hoje (22) ao presidente Michel Temer alegando problemas de saúde. Serra esteve no Palácio do Planalto na noite desta quarta-feira para entregar seu pedido de exoneração a Temer.

Serra, de 74 anos e que em dezembro se submeteu a uma cirurgia na coluna vertebral, argumentou que seus problemas de saúde lhe "impedem de manter o ritmo das viagens internacionais inerentes à função de chanceler". 

No documento, Serra diz estar triste com a decisão e promete trabalhar em prol do governo ao reassumir seu mandato de senador por São Paulo. De acordo com ele, o período de recuperação é de pelo menos quatro meses.

Serra assumiu como chanceler do governo Temer no dia 12 de maio de 2016 disposto a dar um giro de 180 graus na política brasileira após 13 anos de governo do PT.

A saída de Serra representa um novo obstáculo para o presidente Temer, que há semanas procura um ministro da Justiça para substituir Alexandre de Moraes, que foi confirmado hoje como ministro do Supremo Tribunal Federal.

Candidato à presidência pelo PSDB em 2002 e 2010, Serra também é especulado como um dos nomes do partido para as eleições de 2018, embora seus problemas de saúde possam afastá-lo definitivamente de uma corrida eleitoral.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Leia a íntegra da carta de demissão do ministro José Serra:

"Senhor presidente,

Pela presente, venho solicitar minha exoneração do cargo de Ministro de Estado das Relações Exteriores.

Faço-o com tristeza mas em razão de problemas de saúde que são do conhecimento de Vossa Excelência, os quais me impedem de manter o ritmo de viagens internacionais inerentes à função de Chanceler. Isto sem mencionar as dificuldades para o trabalho do dia a dia. Segundo os médicos, o tempo para restabelecimento adequado é de pelo menos quatro meses.

Para mim, foi motivo de orgulho integrar sua equipe. No Congresso, honrarei o meu mandato de senador trabalhando pela aprovação de projetos que visem à recuperação da economia, ao desenvolvimento social e à consolidação democrática no Brasil.

Respeitosamente, José Serra"

Com informações da agência EFE

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade