PUBLICIDADE

Índios tomam avenida Paulista em protesto pela Funai

2 out 2013 - 19h02
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Indígenas bloquearam avenida em ato contra a PEC 215</p>
Indígenas bloquearam avenida em ato contra a PEC 215
Foto: J. Duran Machfee / Futura Press

Centenas de índios fecharam no fim da tarde desta quarta-feira quatro das oito vias da avenida Paulista, em São Paulo. Eles querem que a Fundação Nacional do Índio (Funai) mantenha o poder de demarcação de terras indígenas. A manifestação foi organizada pela Comissão Guarani Yvyrupa. A Polícia Militar não soube precisar o número de manifestantes. De acordo com as lideranças indígenas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere aos congressistas a decisão sobre a demarcação, coloca em risco os direitos das comunidades.

"A PEC 215 é uma jogada política dos ruralistas para tentar tirar o poder da Funai, e para o índio não ter mais força para demarcar. A gente precisa que a Funai continue sendo a tutora para a demarcação", destacou Olívio Jekupe, um dos líderes dos manifestantes.

Os indígenas reivindicam do governo federal a retomada dos processos de regularização fundiária e a melhoria da situação dos indígenas. "Os indígenas estão esquecidos, nossas escolas em situação bem ruim, sem professores", ressaltou Uricanan Silveira, índio Pataxó.

O ato faz parte da Mobilização Nacional Indígena convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que ocorre em diversas cidades do País.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo recomendava, às 19h, que os motoristas evitassem circular pela avenida Paulista, em função da manifestação, que bloqueava totalmente a via no sentido Paraíso, na altura da rua Pamplona. Uma equipe estava no local orientando os usuários, e sugeria que os motoristas buscassem caminhos alternativos.

Acompanhe a situação do trânsito

Para os motoristas que seguiam em direção ao Paraíso, a opção era utilizar a rua Peixoto Gomide e a alameda Santos. Nesse horário, a cidade acumulava 145 quilômetros de congestionamentos. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade