Gripen - Segundo a fabricante, o Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Caça sueco tem 14,1 metros de comprimento
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Gripen - De acordo com a fabricante, o custo da hora de voo da aeronave é menor a US$ 4 mil
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Gripen - A envergadura da asa (incluindo os lançadores) é de 8,6 metros, de acordo com a fabricante
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Gripen - Caça possui radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira
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Gripen - Aeronave tem capacidade máxima de 7 toneladas de combustível
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Gripen - Fabricante garante que caça apresenta os menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço
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Gripen - Aeronave apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays
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Gripen - Caça possui, segundo a fabricante, 120 mil horas de voo acumuladas nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido
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Gripen - Distância de pouso da aeronave é menor a 500 metros
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Gripen - A versão biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto
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Gripen - O Programa do Gripen NG conta com o apoio total do governo sueco
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Gripen - O motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular
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Gripen - Motor do caça apresenta uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível
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Gripen - Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen
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Gripen - Empuxo superior viabiliza velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar
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Gripen - Integrando o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em termos de noção situacional, diz a Saab
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Gripen - O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel
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Gripen - O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, afirma a fabricante
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhor rastreamento de alvo
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem amplo campo visual
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem flexibilidade de modos
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior alcance de detecção
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhores dados eletrônicos de suporte
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida
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Gripen - Tempo de imobilização no solo é menor a 10 minutos, garante a fabricante
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Gripen - O Gripen NG é descrito pela fabricante como um caça multiemprego
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Gripen - A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer, diz a Saab
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Gripen - Substituição de motor é menor do que uma hora, diz fabricante
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Gripen - Aeronave possui mais de 22 mil libras de empuxo, garante a Saab
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Rafale - De fabricação francesa, o caça Rafale é feito pela Dassault
Foto: Dassault / Divulgação
Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 5, metros de altura
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Rafale - Espaço necessário para aterrisagem do Rafale é de 450 metros, de acordo com a Dassault
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 15, 3 metros de comprimento
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 10,0 metros de envergadura
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Super Hornet - Caça possui 11 estações de arma
Foto: Marinha dos Estados Unidos / Divulgação
Super Hornet - O primeiro esquadrão operacional do F/A-18E/F foi criado em junho de 2001
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Super Hornet - Segundo a fabricante, sistema de controle de voo digital do caça é capaz de detectar danos ao sistema de controle, ou a perda total do controle de um voo e ainda permite uma recuperação segura
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Super Hornet - Os dois motores do caça produzem juntos 44.000 libras de impulsão
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Super Hornet - A aeronave F/A-18E/F Super Hornet é construída pela Boeing
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O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, afirmou que o primeiro lote de caças Gripen NG - a serem produzidos em parceria entre a sueca Saab e a brasileira Embraer - deverão compor os esquadrões brasileiros em cinco anos. O primeiro lote deverá ter de três a seis aeronaves.
"Em 48 meses depois da assinatura do contrato, deverão estar chegando os aviões", afirmou Saito. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, as negociações em torno do contrato levarão de dez a 12 meses.
Segundo Saito, após entregue o primeiro lote, a entrega anual deverá ser de 12 aviões. O contrato, no valor de US$ 4,5 bilhões (R$ 10,47 bilhões), é para um total de 36 unidades.
Um dos fatores que mais pesaram na escolha brasileira pelo Gripen NG foi a transferência de tecnologia. As autoridades brasileiras garantem que a oferta sueca prevê 100% de transferência de tecnologia. "É o avião completo. Quando terminar o desenvolvimento, teremos propriedade intelectual a esse avião. Acesso a tudo", afirmou Saito. Na prática, é a liberdade para que o País produza novos modelos.
O jornal sueco Aftonbladet deu grande destaque em seu site ao anúncio do governo brasileiro pela escolha do Saab Gripen NG. "O Brasil reagiu com repugnância contra a espionagem da NSA e comprou 36 JAS (sigla dos caças Gripen)", diz o site
Foto: Aftonbladet / Reprodução
Em sua matéria principal sobre o assunto, o Aftonbladet diz que o escândalo de espionagem dos Estados Unidos foi determinante para a escolha brasileira. "Snowden abriu caminho para a compra do Gripen", diz o título da notícia
Foto: Aftonbladet / Reprodução
O site da rede de TV sueca SVT destacou trechos do discurso do ministro Celso Amorim ao anunciar a "encomenda bilionária": "Melhor tecnologia pelo melhor preço"
Foto: SVT / Reprodução
Em sua versão online, o jornal Dagens Nyheter disse que questões políticas e econômicas influíram na escolha brasileira: "EUA foram derrotados após denúncias de espionagem, e a França por causa dos altos custos de manutenção"