PUBLICIDADE

Geraldo Júlio e João Paulo disputam segundo turno no Recife

2 out 2016 - 20h26
Compartilhar
Exibir comentários
Recife - Locais de votação no Recife amanheceram repletos de panfletos e santinhos de candidatos (Sumaia Villela/Agência Brasil)
Recife - Locais de votação no Recife amanheceram repletos de panfletos e santinhos de candidatos (Sumaia Villela/Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil

Os candidatos Geraldo Júlio (PSB) e João Paulo (PT) vão disputar o segundo turno das eleições no Recife. Geraldo Júlio teve 49,35% dos votos válidos e João Paulo teve 23,81% dos votos válidos.

Até a publicação deste texto, haviam sido apurados 99,36% das urnas.

Geraldo Júlio

Geraldo Júlio (PSB) é o atual prefeito do Recife. Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e até então ocupante de cargos em secretarias e no Porto de Suape, Geraldo nunca tinha disputado uma eleição antes de 2012, quando foi eleito no primeiro turno com 51,15% dos votos válidos. Na época, começou com menos de 7% das intenções de voto.

O crescimento expressivo se deu pelo empenho do então governador de Pernambuco Eduardo Campos, também do Partido Socialista Brasileiro. Hoje, Geraldo Júlio disputa a reeleição com o apoio de 20 partidos políticos - a Frente Popular do Recife, maior coligação do pleito. O atual vice, Luciano Siqueira (PCdoB), permanece na chapa da reeleição.

João Paulo

Já João Paulo (PT) tem experiência em pleitos eleitorais. É ex-prefeito do Recife por dois mandatos - entre 2001 e 2008. O candidato é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco.

Posteriormente, o candidato petista foi eleito deputado federal no mandato encerrado em 2014. O último cargo de João Paulo foi o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que deixou voluntariamente em maio deste ano por causa do afastamento da ex-presidenta Dilma Rousseff. Nas eleições municipais deste ano traz como vice o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB) na chapa Recife Pela Democracia, formada por cinco partidos.

A disputa entre os dois políticos colocam em posições opostas partidos que já foram aliados por muitos anos. Até o lançamento da primeira candidatura de Geraldo Júlio, o PSB e Campos - em 2014 candidato à presidente da República, ano em que morreu em um acidente com o avião usado na campanha - eram parte da base do PT na Prefeitura. O Partido dos Trabalhadores passou 12 anos no comando do Poder Executivo no Recife, antes que o PSB ocupasse o cargo.

*Colaborou Sumaia Vilella

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade