PUBLICIDADE

Edson Fachin será novo relator da Lava Jato no STF

2 fev 2017 - 12h01
(atualizado às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Ministro substitui Teori Zavaski, morto em acidente aéreo em janeiro. Principal tarefa será analisar as delações de executivos da Odebrecht, homologadas pela presidente Carmen Lúcia.O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin foi escolhido em sorteio nesta quinta-feira (02/02) como o novo relator da Operação Lava Jato na corte.

O magistrado assume a posição ocupada pelo ex-ministro Teori Zavaski, morto num acidente aéreo no dia 19 de janeiro.

A principal tarefa de Fachin será conduzir as análises das delações de 77 executivos e ex-funcionários da Odebrecht, homologadas nesta semana pela presidente do STF, Carmen Lúcia.

A ministra optou pela alternativa menos polêmica para a escolha do substituto, fazendo o sorteio eletrônico entre os magistrados da Segunda Turma, a mesma da qual Teori fazia parte.

Fachin, que pertencia à Primeira Turma, foi transferido paro o novo colegiado na manhã desta quinta-feira. Além dele, participaram do sorteio os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Como juiz do processo, o relator pode expedir mandados de prisão, busca e apreensão, arquivar investigações e receber denúncias contra senadores e deputados federais.

KG/abr/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade