PUBLICIDADE

Impeachment

Dilma almoça com Lula e senadores e vê Renan no intervalo

29 ago 2016 - 16h46
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

O intervalo para almoço durante o depoimento da presidente afastada da República, Dilma Rousseff, provocou um encontro insólito nesta segunda-feira (29). Acompanhada por senadores do partido e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela esteve também com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que nas últimas semanas se distanciou da petista e se aproximou de Michel Temer.

No almoço, o principal assunto foi o discurso da petista, que reforçou a tese do golpe defendida pelos seus aliados e também rejeitou que ela tivesse cometido crime de responsabilidade. Ela estava acompanhada por senadores como Jorge Viana (PT-AC) e Fátima Bezerra (PT-RN). Aliados se revezaram para elogiar o conteúdo da declaração à presidente afastada da República.

A Secretaria-Geral da Mesa do Senado reservou uma sala para Dilma Rousseff e seus assessores ao lado da Mesa Diretora. A petista entrou na sala, cumprimentou e conversou rapidamente com Renan Calheiros. Segundo relatos, o peemedebista não fez comentários sobre o conteúdo do discurso. No discurso, sem citar o nome, ela criticou Temer, afirmando que ele é submisso a “princípios ultraconservadores”.

O depoimento da presidente afastada começou perto das 10h. Às 13h, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu o depoimento por uma hora para o almoço. Parte dos senadores seguiu para seus gabinetes, outros ficaram no Salão Azul, ao lado do plenário, concedendo entrevistas.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), por exemplo, almoçou no gabinete acompanhado de deputados federais do partido, como Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Conversaram sobre o discurso da presidente afastada, acertaram os últimos detalhes no gráfico sobre a economia que o senador goiano mostraria em plenário e chegaram ao consenso que a presença dela não causaria mudanças na disposição de forças no Senado.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Convidados

A Mesa Diretora do Senado, a pedido de defesa e acusação, autorizou que cada parte tivesse direito a aproximadamente 30 convidados. Dilma chegou ao Congresso acompanhada por Lula, pelo seu advogado e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ex-integrantes do primeiro escalão do seu governo e parlamentares da sua antiga base aliada, além de personalidades como o cantor, compositor e escritor Chico Buarque.

Pela acusação, a lista ficou a cargo da advogada Janaína Paschoal. Compareceram ao depoimento de Dilma militantes do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Kataguiri (que circulava pelo Senado protegido por três seguranças) e Fernando Silva Bispo, o Fernando Holiday, Carla Zambelli,do Nas Ruas, a procuradora da República aposentada Beatriz Kicis, que faz parte do Revoltados Online, e a jornalista Joice Hasselman.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade