PUBLICIDADE

vc repórter: moradores apoiam preservação ambiental em Embu

28 jan 2010
Publicidade

Preocupados com a preservação ambiental, moradores do bairro Chácaras Bartira, em Embu (SP), formaram uma associação com a finalidade de promover benfeitorias para a área. Uma das últimas ações desenvolvidas pelo grupo foi a instalação de placas que alertam sobre a presença de animais silvestres na região.

Placa instalada na confluência das ruas Sete de Setembro e Águas Marinhas traz informações sobre o tatu-galinha
Placa instalada na confluência das ruas Sete de Setembro e Águas Marinhas traz informações sobre o tatu-galinha
Foto: Marcos Ita / vc repórter

"Eles estão investindo em informações para os próprios moradores e também para os turistas, visando conscientizá-los sobre a importância destes bichos", diz o internauta Marcos Ita. Aos finais de semana, o município costuma receber um grande número de turistas que visitam a tradicional Feira de Embu das Artes, realizada no centro histórico.

Afixadas em diversos pontos do bairro, as onze estruturas trazem a foto e dados sobre 21 espécies de hábito terrestre que são frequentes nas matas da região. Tatu-galinha, lontra, paca, tapiti, veado-catingueiro, gato- mourisco, lagarto-teiú, sapo-cururu, quati, preá e o macaco-bugio são alguns dos animais.

Com a proposta de alertar os motoristas para trafegar em baixa velocidade, a sinalização educativa foi inaugurada no dia 13 de dezembro do ano passado. Cerca de 60 pessoas participaram do evento. Uma caminhada iniciada na Sete de Setembro percorreu os locais onde as placas foram instaladas.

A Associação Amigos de Bairro Chácaras Bartira foi criada em setembro de 1990 com o intuito de promover a preservação de seu patrimônio natural, histórico, artístico e cultural.

O internauta Marcos Ita, de Embu (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Publicidade