PUBLICIDADE

Cidades

SP: neve na Europa faz passageiros esperarem 12 horas por voo

19 dez 2010 - 19h44
(atualizado às 21h16)
Compartilhar
Gabriel Toueg
Direto de São Paulo

As fortes nevascas no hemisfério norte já têm reflexo nos aeroportos brasileiros. Assim como os passageiros que estão na Europa, em Guarulhos pessoas formam filas e alguns já passam das doze horas de espera por um voo.

Saguões do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), ficaram lotados devido aos atrasos
Saguões do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), ficaram lotados devido aos atrasos
Foto: Luiz Guarnieri / Futura Press

Um voo da Air France para Paris, que estava programado para as 21h20, terão atraso de pelo menos quatro horas, informou a companhia aérea. A empresa afirma que o avião que vai de São Paulo para Paris chegou atrasado por causa do mau tempo no continente europeu.

Às 19h25, os paineis de informação do aeroporto indicam grandes atrasos em pelo menos oito voos internacionais de diversas companhias. Um grupo de brasileiros reclama que espera por um avião que deveria ter decolado para Madri às 7h deste domingo.

A Infraero não divulgou boletim da situação dos voos internacionais nesta noite. O último relatório, das 11h, indica que oito voos atrasaram (12,9% do total de 62) e quatro (6,5%) foram cancelados até aquele horário.

Jamile Fujishima Neves, 25 anos, está indo para Londres por um voo da KLM para estudar inglês e reclama da falta de informações pelas empresas aéreas. Ela diz que precisou andar muito para encontrar a fila certa, pois ninguém teria informado os passageiros.

Luciane Salgado, de Ipatinga (MG), está indo para Paris pela Air France e disse que está há 4 horas e meia na fila e só funcionários da Infraero falam com os passageiros. "Só funcionários do aeroporto, da Infraero, dão informações, da companhia não". Segundo a mulher, a fila de espera chegou a sair do saguão por causa do tamanho - mas as pessoas se viram obrigadas a entrar por causa da chuva.

Eloize Bettker Bjellum, de Cuiabá, está indo para a Noruega para passar o Natal com o marido. Chegou às 19h e foi informada que o voo que sairia às 21h20, com escala em Paris, sairá às 1h40. "Cada pessoa diz uma coisa. Não consegui achar o fim da fila." Segundo ela, as companhias davam informações diferentes aos passageiros, o que causou ainda mais confusão e pessoas de voos diferentes ficavam na mesma fila. "Pareço boba e palhaça andando de um lado para o outro", diz Eloize.

Muitas pessoas estão irritadas com os atrasos. Valéria Rocha, que vai para Paris em férias como marido, afirma que um passageiro tentou agredir os funcionários do balcão da Air France, mas foi contido.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade