PUBLICIDADE

RJ: prefeitura quer ampliar aluguel de bicicletas nas zonas oeste e norte

25 set 2012 - 17h05
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

Em vias de confirmar sua reeleição como prefeito do Rio de Janeiro - as pesquisas dão sua vitória no primeiro turno -, Eduardo Paes pretende estender o Bike Rio, sistema de aluguel de bicicletas da cidade, para áreas não atendidas na primeira fase do projeto. A prefeitura pretende abrir licitação para fazer estações das já tradicionais "laranjinhas" em bairros como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, na zona oeste, e também da Tijuca, na zona norte.

A secretaria de conservação e serviços públicos, que dá a concessão do Bike Rio, está preparando editais e deve abrir licitações assim que o período eleitoral terminar. "A nossa vontade é que a gente tenha entre 3 e 5 mil bicicletas até o final de 2013", afirmou o secretário Carlos Roberto Osório.

Atualmente o Rio de Janeiro tem 58 estações, com 580 bicicletas, distribuídas por 16 bairros da zona sul e do centro. É a terceira tentativa de fazer projeto semelhante ao que existe em Paris, a primeira que efetivamente funciona.

Em entrevista ao Terra em abril, Angelo Leite, presidente da Serttel, empresa que tem a concessão das estações em funcionamento no Rio, em São Paulo e que prepara o início de projeto semelhante em Porto Alegre, já havia manifestado sua intenção de aumentar o serviço no Rio. "Com certeza o projeto caminha para isso. Tivemos algumas dificuldades no começo, principalmente durante o carnaval, mas melhoramos nosso sistema de manutenção e a tendência é irmos aperfeiçoando o Bike Rio cada vez mais", disse.

O Rio de Janeiro é a capital brasileira com maior quantidade de ciclovias. Atualmente são cerca de 270 km e a prefeitura pretende inaugurar mais 30 km até o final do ano. A meta até as Olimpíadas de 2016 é ter 450 km de vias para ciclistas por toda a cidade.

Com tendas e atividades lúdicas, ciclistas ocupam a Praça do Ciclista para comemorar o Dia Mundial sem Carro
Com tendas e atividades lúdicas, ciclistas ocupam a Praça do Ciclista para comemorar o Dia Mundial sem Carro
Foto: Gabriela Bilo / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade