PUBLICIDADE

RJ: Estação Uruguai do metrô começa a funcionar sábado

Esperada há 30 anos por moradores, ela será a 4ª da Tijuca

14 mar 2014 - 12h15
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro vai ganhar mais uma parada de metrô neste sábado: a Estação Uruguai, no bairro da Tijuca, na zona norte da cidade, que será aberta às 10h. Esta é a 36ª estação da cidade e a quarta do bairro. Foram investidos R$ 250 milhões na obra, que tem uma plataforma de 300 metros, 7 mil metros quadrados de área construída e 2,9 km de via. O cálculo é que 36 mil passageiros usem a estação em dias úteis.

Os usuários poderão chegar à plataforma usando cinco acessos: um pela Rua Dona Delfina, dois pela Rua Itacuruçá e dois na Rua Conde de Bonfim. A estação tem dez escadas rolantes, seis elevadores e somará mais 1,1 km de extensão à Linha 1. Para a construção dela, aproveitou-se um trecho escavado conhecido como Rabicho da Tijuca, uma área escavada de cerca de 1 km entre a Saens Peña e a Rua Itacuruçá, que servia de estacionamento para os trens. Por isso, as obras não causaram tanto transtorno aos moradores.

Há cerca de 30 anos os moradores da região aguardam a inauguração da estação Uruguai, prometida desde que as outras três estações da Tijuca começaram a operar, em 1982. As obras começaram no primeiro semestre de 2010 e a previsão de início do funcionamento era para dezembro de 2014. “Todos os trabalhos foram intensificados nesta última fase das obras para entregarmos a nova estação mais cedo aos nossos usuários”, afirma Flávio Almada, presidente do MetrôRio.

A estação Uruguai será a primeira a ter wi-fi, que estará habilitado para todas operadoras de celular. Será possível usar a internet nos mezaninos e nas plataformas, diariamente por duas vezes de 15 minutos cada. Segundo o MetrôRio, as outras estações de metrô da cidade também permitirão acesso à internet ao longo de 2014. Quem quiser usar o serviço deve se cadastrar no site www.metrorio.com.br.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade