PUBLICIDADE

Cidades

Protestos populares enfrentam a maior rejeição desde junho

24 fev 2014 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários

Dados da pesquisa Datafolha divulgados nesta segunda-feira apontam que a onda de protestos pelo País, iniciada em junho do ano passado, atingiu o índice mais baixo de apoio entre os brasileiros. De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados são favoráveis às manifestações, número bem menor do que o registrado no final de junho, quando 81% dos entrevistados apoiavam os atos.

No mesmo período, os que se declararam contra os protestos aumentaram de 15% para 42%. O apoio, segundo a pesquisa, é menor quando a pergunta é sobre a realização das manifestações durante a Copa do Mundo. Apenas 32% dão o aval, enquanto 63% reprovam a iniciativa.

A região Sul é a que mais apoia os protestos, com 60%. Já a região Nordeste, com 46%, é a que menos aprova. A região Sudeste registrou 55% de apoio. Quando é considerado o nível de escolaridade dos entrevistados, 72% dos entrevistados com curso superior apoiam o protesto, contra 37% dos que possuem apenas ensino fundamental.

Preferência política

Em relação à orientação polícia, os mais favoráveis às manifestações são os que pretendem votar no governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) e no senador Aécio Neves (PSDB): 59% e 58%, respectivamente. Entre os que preferem a presidente Dilma Rousseff (PT), 47% dão o aval.

Quando Marina Silva aparece como candidata do PSB, 64% dos seus potenciais eleitores apoiam os protestos. Segundo o instituto, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de fevereiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade