PUBLICIDADE

Cidades

Protesto em Porto Alegre tem conflito e depredações; veja vídeo

Vídeo mostra a cronologia da manifestação que terminou em confronto com a polícia

18 jun 2013 - 13h03
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja como foi o protesto nas ruas de Porto Alegre:

O protesto que tomou as ruas de Porto Alegre, na noite de terça-feira, começou de forma pacífica em frente a prefeitura da cidade. Os manifestantes, que haviam começado a mobilização por volta das 18h, seguiram pelas principais ruas do Centro da cidade, recebendo muito apoio da população nas janelas, e até de quem ficou impedido de voltar para casa nas paradas de ônibus.

Quando os manifestantes chegaram a avenida João Pessoa, começaram as divergências entre os próprios manifestantes. Alguns derrubavam as lixeiras, enquanto que outros vaiavam, desviravam as lixeiras e juntavam o lixo espalhado nas ruas. 

Polícia começa a atirar gás e bombas de efeito moral contra manifestantes
Polícia começa a atirar gás e bombas de efeito moral contra manifestantes
Foto: Daniel Favero / Terra

Mais em frente, na esquina da avenida Ipiranga com a Azenha, a coisa fugiu do controle quando vândalos apedrejaram, saquearam e depredaram uma concessionária de  motos, gerando muita confusão dentro do próprio movimento.

Os manifestantes decidiram seguir pela avenida Ipiranga, em direção ao prédio do jornal Zero Hora, e foi nesse momento que entrou em ação a tropa de choque da Brigada Militar (PM local) com tiros de balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. No entanto, a linha de frente dos manifestantes não cedeu, o que fez com que a polícia seguisse avançando, o que dispersou os manifestantes.

Balas de borracha usadas pela polícia para dispersar o protesto
Balas de borracha usadas pela polícia para dispersar o protesto
Foto: Daniel Favero / Terra

Com a ação da polícia, os manifestantes voltaram a se reagrupar na avenida Azenha, e começaram os atos de vandalismo mais sério, com o incêndio de lixeiras e de um ônibus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade